O limite de banda larga fixa e a posição sobre algumas empresas de internet é um dos assuntos mais falados nas últimas semanas, e dessa vez sobrou para os jogos e videogames. Em uma entrevista coletiva, João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que a regulamentação da agência permite que as empresas operadoras de internet adotem um limite de banda para seus usuários, e a justificativa é o tráfego de dados em jogos online.

“A gente sabe que o que acontece, principalmente, com games online. Tem gente que fica jogando o dia inteiro, e isso gasta um volume de banda muito grande. É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter, senão teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais”, declarou.

Para o presidente da Anatel, a culpa é também da propaganda, que promete internet ilimitada aos usuários e ‘desacostuma’ os usuários: “Foi uma má educação ao consumo que as empresas fizeram ao longo do tempo”.

Empresas já comunicaram do limite de banda em seus serviços prestados, porém a Anatel proibiu que o corte do sinal de internet, diminuição de sinal e de velocidade contratada e cobrança por uso excedente de banda durante os próximos 3 meses, e exige que as operadoras informem seus usuários das condições dos serviços contratados e cumpram, com responsabilidade, o compromisso.

Mais uma vez quem leva a culpa são os jogos online, e não a falta de infraestrutura das empresas espalhadas no Brasil. Não se engane com o argumento do uso ‘a mais’ de outros – ele não faz nenhum sentido.

via Portal Vox