Durante a década de 90, Harvest Moon conseguiu se destacar no auge da geração 16 bits, que era composto por jogos cheios de adrenalina, ação, explosões e velocidade. Explorando um lado mais calmo e simples – e até mesmo ousado – o jogo permitia ao jogador criar sua própria fazenda e viver tirando o sustento da terra, plantando, criando animais e por aí vai. Agora, em pleno 2016, a Chucklefish distribui Stardew Valley, que explora justamente o mesmo ar e estilo, porém voltado para os PCs com distribuição via Steam, Humble Store e GOG.
Eric Barone, do ConcernedApe, criador e único membro da equipe de produção, cuidou sozinho da arte, música e programação. Isso influenciou no tempo de criação do jogo, que durou 3 anos desde seu anúncio no Greenlight em 2012. O resultado ficou melhor do que nós imaginávamos.
Em Stardew Valley, o jogador recebe uma fazenda de seu avô como presente de herança em seu leito de morte. E então deve-se começar vida nova em um terreno da família próximo a uma pequena vila. O jogo se desenvolve de diversas maneiras e atividades, como criar plantas, flores, arvores, criação de animais, pesca, decoração da sua casa, e até relacionamento com os NPCs, e alguns eventos que ocorrem na vila durante o ano.
Mas uma novidade que destoa do antigo Harvest Moon é o sistema de crafting. Ele funciona de uma maneira tão harmoniosa e equilibrada dentro do game que fica difícil entender do porquê de jogos que seguem o mesmo estilo não tenham o sistema de criação presente.
Outro ponto que chama muita a atenção, é a possibilidade de customizar completamente o seu personagem. O jogador pode optar por estilos de cabelo, roupas, cores de roupas ou cabelos, acessórios, escolher o sexo e a cor da pele. Você também pode escolher se é uma pessoa que gosta mais de gatos ou cachorros, o que influenciará em algumas coisas futuras no jogo. É possível também customizar sua casa da maneira que você preferir, pagando reformas, comprando itens para decorar sua casa, mudar as mobílias de lugar e deixar a casa como você preferir.
As estações do ano mudam a cada 28 dias do calendário e, conforme o esperado, os tipos de plantas que você pode cultivar mudam também. É necessário que o jogador se planeje para produzir o máximo necessário para se preparar para a próxima estação.
Existe também um sistema de conquistas que é muito interessante presente no jogo. Existe uma antiga construção na cidade em que algumas criaturas místicas trocam algumas coisas produzidas ou coletadas pelo jogador por itens diferentes e especiais que o jogador pode utilizar na fazenda, para decorar sua casa, para explorar ou para presentear os NPCs. Existem vários “bundles” que podem ser obtidos e quase todos eles recompensam o jogador com itens diferentes.
Stardew Valley apelou para uma nostalgia e melhorou uma jogabilidade e estilo que já era consagrado. Acabou criando uma febre e trazendo a tona, novamente, o peso dos jogos indie. É leve e possibilita que qualquer jogador possa usufruir do game, pois não exige um computador muito potente para rodar. Cuidar de uma fazenda nunca foi tão divertido.