Em apenas duas semanas de seu lançamento, o Playstation 4 acaba de ganhar o seu jailbreak, procedimento que desbloqueia o aparelho para a reprodução de jogos pirateados.
Pelo menos é a informação dada pelo grupo Reckz0r, que publicou o procedimento de desbloqueio do aparelho no dia 30 de Novembro. O texto explica que o motivo da rapidez desse jailbreak é devido o sistema utilizado no console, o Orbis OS, ser baseado no FreeBSD, sistema operacional de código livre, além do funcionamento do console ser quase idêntico a um computador, o que aparentemente facilitou ainda mais.
O funcionamento do desbloqueio funciona apenas se o console já tiver instalado o patch de atualização “Day One”, que busca corrigir alguns problemas do sistema.
Na publicação, o grupo aproveita para criticar o hacker George Hotz – conhecido pelo apelido GeoHotz – que em 2010 divulgou o método de desbloqueio do PS3.
A Sony ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, mas o grupo publicou em seu Twitter uma imagem de uma suposta conversa por mensagens diretas com a conta da Playstation.