Parece que o Playstation 4 foi finalmente desbloqueado, para a alegria e tristeza de muitos. De acordo com declarações feitas em seu Twitter, o hacker identificado como CTurt disse ter feito o desbloqueio do console da Sony, o que permite a criação de modificações e os conhecidos homebrews, softwares criados em casa para os mais diversos meios.

O procedimento – ainda não revelado pelo hacker – é parecido com o que ocorreu no iPhone e Nintendo Wii, se aproveitando de uma brecha de segurança do sistema para efetuar o jailbreak. O hacker já é conhecido por outros desenvolvimentos na plataforma do PS4, tendo criado um kit de desenvolvimento e um navegador de arquivos, possivelmente utilizados para detectar a falha de sistema que levou o possível desbloqueio do console.

Apesar da declaração do hacker, ainda não é possível afirmar oficialmente o jailbreak: a versão do firmware “quebrada” é a 1.76, completamente desatualizada perto da versão 3.11 atual, o que significa que apenas o primeiro passo foi dado – o que não garante que o videogame será pirateado tão cedo. Não é de hoje que se fala do seu desbloqueio, como aconteceu logo depois de seu lançamento.

Até o momento a Sony não deu nenhuma declaração a respeito.