Se você é fã de terror provavelmente já ouviu falar nos mangás de Junji Ito, autor de títulos considerados clássicos no gênero como Uzumaki e Tomie. Dono de um estilo único de horror corporal, que retrata com maestria (e muita aflição) corpos com mutilações bizarras e deformidades assustadoras, Ito era um dos colaboradores do novo Silent Hills, cancelado com a saída de Hideo Kojima da Konami. Porém os fãs que ainda lamentam esse cancelamento (eu me incluo aqui) podem jogar Kyōfu no sekai – ou World of Horror –, jogo que mistura o tratamento visual do mestre dos mangás de terror com influências do RPG e um quê de Carmen Sandiego.

Imagem do jogo Kyōfu no sekai

O jogo está sendo desenvolvido por Paweł Koźmiński, game designer polonês que concilia a criação de Kyōfu no sekai com seus estudos na faculdade de medicina. A ideia surgiu da paixão de Koźmiński pela obra de Junji Ito, que viu no jogo uma oportunidade de unir a estética do mangaká com as criaturas de H.P. Lovecraft, outro ídolo do desenvolvedor.

O objetivo do jogo é investigar mistérios que unem o imaginário dos dois autores, em um sistema que lembra muito o clássico Carmen Sandiego: você escolhe uma história para jogar, e viaja até os locais indicados pela narrativa para solucionar aquele mistério. A interface lembra uma visual novel, com imagens estáticas e opções de interação e combate na tela. A estética é retrô, com pixel art e visual preto e branco para se aproximar mais do traço de mangá de Ito.

Interface do jogo Kyōfu no sekai

O game já está disponível em versão demo no itch.io, e pode ser baixado gratuitamente neste link.  A demo tem algumas limitações de tema e narrativa (os finais ainda são repetitivos e as missões curtas) mas diverte e mostra um pouco do visual e personagens, que estão bem interessantes. Vale conferir e acompanhar o desenvolvimento do projeto no tumblr do autor.