A internet nunca dorme quando se trata de rumores e especulações. Se durante as últimas semanas estamos falando do possível desligamento de Hideo Kojima da Konami – após a retirada de seu nome de tudo relacionado a Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, o possível fim de seu estúdio, a Kojima Productions, e o cancelamento de Silent Hills, projeto ao lado de Guillermo del Toro – agora é a vez de algumas pessoas falarem de uma das séries mais icônicas do videogame, sob as asas da companhia: Castlevania.
A especulação não é de hoje, e diversos fóruns vem procurando por possíveis pistas de uma possibilidade de termos, ao menos, um sucessor espiritual da saga dos Belmonts – seguindo o exemplo de Keiji Inafune, criador de Mega Man, ao abandonar a Capcom e assim criar a campanha de Mighty No. 9.
O estopim veio logo depois da saída de Koji Igarashi da Konami em meados de Agosto do ano passado, dizendo que iria criar um estúdio independente. Mas outros dois fatores que envolvem fãs da série e arrecadação comunitária dão início a suposta saga: além de ser desafiado a seguir os passos de Inafune e criar a sua própria campanha, foi realizado também uma simulação de quanto seria arrecadado se existisse de fato uma campanha para um novo jogo. O resultado foi, ao menos, interessante: com quase 2 mil fãs, arrecadaria cerca de 250 mil dólares. O próprio Igarashi teve acesso a essa informação graças ao grupo Operation: Akumajo – que fez a pesquisa de crowdfunding.
Porém o maior indício dos rumores veio durante a PAX 2014, especificamente no painel de Mighty No. 9: um flyer com um pentagrama em vermelho e uma inscrição em runas em sua volta, e um título em inglês escrito “Haverá sangue” (There will be blood). O folheto ainda mostra uma descrição e duas imagens em cada lado, sugerindo ser um novo título a caminho.
Como já dissemos no começo do texto: A internet nunca dorme quando se trata de rumores, e obviamente alguém iria decifrar as runas em volta do pentagrama, que diz: “What a wonderful night to have a KS” (que noite maravilhosa para um KS). Na explicação de Tim Scalzo, responsável pela tradução das runas, as letras J e K (do alfabeto romano) não possuem runas que as representem para serem inseridas em uma inscrição. Para todo fã dos jogos, a frase é uma clara referência a Castlevania II: Simon’s Quest, que em um determinado momento do jogo diz: “what a horrible night to have a curse” (que noite horrível para ser amaldiçoado, em tradução livre).
No dia 1º de Maio, meses depois dessa especulação do flyer, um usuário com o nome IGAVANIA (cujo avatar é um desenho de Igarashi vestido de Dracula) publicou uma imagem em dois fóruns relacionados a série Castlevania, The Castlevania Dungeon e Chapel of Ressonance: a imagem, que também mostrava o pentagrama com as inscrições em runas (as mesmas do flyer), entre dois itens mais do que conhecidos pelos fãs da série: uma espada e um chicote. Sua postagem também acompanha a frase: “O primeiro sinal aparecerá na lua cheia. Logo eu retornarei”.
Um dos moderadores, curioso em saber quem é o usuário, descobriu que o e-mail de cadastro leva a uma conta do Twitter. O usuário (ou a usuária) Quarterwomann, que entre suas postagens no microblog disse: “O que vem com a lua, e o que vem depois?”
Mais uma referência? Sim, e provavelmente com a própria Lua: no dia 4 (ontem) entramos em fase de lua cheia que dura até o dia 11 de Maio.
O desfecho de toda história poderia parar por aqui, até que alguém já descobriu um site que acompanha a hashtag #igavania no Twitter…
Depois de toda essa especulação, mistério, sangue e referências aos jogos da série (você sabia que dia 1º de Maio é aniversário do lançamento do primeiro jogo da série nos EUA?)… ainda resta alguma dúvida de que teremos pelo menos um sucessor espiritual de Castlevania? E provavelmente ao estilo plataforma, onde tudo começou?
Você pode escolher qual das armas você prefere – e ver um Igarashi no trono de Drácula ao melhor estilo Symphony of the Night, onde foi co-diretor e se tornou famoso como programador e diretor – e torcer para que o resultado seja melhor do que esperamos. Finalmente chegou a vez de nós, humanos, pagarmos o nosso tributo – não em almas, mas em dinheiro no Kickstarter.