Pokémon Sun & Moon: como evoluir e melhorar pokémon usando glitch

Uma thread no Reddit está dando o que falar para os jogadores de Pokémon Sun & Moon. Segundo o canal Verlisify, um glitch de uma das regiões do jogo está possibilitando evoluir seus pokémon e melhorar suas habilidades com muita facilidade.

Tudo graças ao Poké Pelago, uma nova mecânica introduzida na sétima geração dos jogos de Pokémon que serve como substituto do Hyper Training da sexta geração. Nele você utiliza “Beans”, ou “feijões”, de três tipos diferentes como moeda de troca para desenvolver em suas ilhas algumas funções diferentes, que servem de ajuda para seus pokémon guardados no computador.

Por exemplo: uma dessas ilhas é a ilha Evelup, na qual você pode colocar seus pokémon para treinar, seja um stat específico como Ataque ou Defesa, ou para ganhar experiência – enquanto você não está jogando.

O glitch acontece quando você coloca seus pokémon para ganhar experiência na ilha Evelup por 48 horas. Foi descoberto que, se você está com o jogo aberto na virada das 23h59 para a meia noite do dia 31 de Janeiro para o dia 1 de Fevereiro, essas 48 horas “zeram” e o pokémon ganha toda a experiência desse período em questão de segundos.

Isso funciona para todo o Poké Pelago, resetando quaisquer comandos que você tenha dado. Dessa forma, é possível atingir níveis muito altos com pouquíssimo esforço, sem batalhas. Basta fechar o jogo, voltar o 3DS para às 23h59 do dia 31 de Janeiro, entrar no jogo e esperar.

Segundo o próprio Verlis, outras datas também causam esse reset, como a virada de mês de Agosto para Setembro. Ele especula que esse glitch tenha sido corrigido para 2016, mas tenha sido esquecido para as datas de 2017.

Você pode conferir o procedimento na íntegra no vídeo acima da postagem. Pokémon Sun & Moon é exclusivo para o Nintendo 3DS.