Pokémon GO já é um fenômeno consolidado que veio para ficar, mas um jogo free-to-play teria uma performance tão forte para alavancar as vendas dos consoles Nintendo? De acordo com o registro de vendas do mês de Julho, podemos dizer que sim – definitivamente, sim.

Em uma nota divulgada à imprensa, a Nintendo revelou que o 3DS foi o console mais vendido nos Estados Unidos no mês de Julho, e atribui esse sucesso a três fatores: lançamento de Monster Hunter Generations, a queda do preço do Nintendo 2DS e a explosão de popularidade da marca Pokémon graças ao lançamento de Pokémon GO.

Olhando para os dados apresentados pela Nintendo, não existe argumentos para discordar do crédito que Pokémon merece. Analisando as vendas de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire de julho desse ano comparando com as vendas do mês em 2015, houve um aumento de 80% nas vendas do título para o portátil, lançado em 2014. Pokémon X e Y também teve um aumento de 200% em suas vendas em relação ao ano passado.

Pokémon GO bateu o recorde de jogo mais baixado na App Store da Apple, e superou o número de downloads do aplicativo Tinder no Android. Não tem como discutir sobre popularidade quando pokémon superam a busca por relacionamentos.