Nesta tarde a produção indie brasileira esteve representada na Campus Party Brasil 2014 pelos desenvolvedores Saulo Camarotti, diretor da Behold Studios e da ABRAGAMES e Marcos Venturelli, diretor da Rogue Snail, responsáveis respectivamente pelos sucessos Knights of Pen & Paper e Dungeonland.

Durante a palestra “Publicando no mercado internacional” os dois desenvolvedores falaram de suas experiências na produção e publicação de games em grandes canais estrangeiros de distribuição. Os profissionais afirmaram que o momento é promissor para os pequenos produtores de jogos

“Hoje em dia qualquer um produz e é estimulado a isso” afirmou Camarotti. “Existem ferramentas gerenciadas por comunidades, como o Steam Greenlight,  que abriu os olhos dos grandes canais para o potencial do produtor independente”. Venturelli concordou que produzir um game está mais fácil inclusive tecnicamente, citando a ferramenta Unity.

Outro ponto destacado pelos desenvolvedores é a necessidade de um planejamento do game como produto, que é um diferencial importante para se destacar em um mercado cada vez mais atraente para pequenos produtores. “É preciso pensar no game como um produto, com público definido, marketing, estratégia de negócios. Senão você pode investir muito tempo fazendo um jogo de qualidade mas que não se apresenta bem como produto. Melhor fazer um jogo pior e um produto melhor, se você quiser ganhar dinheiro” afirmou Venturelli.

Camarotti defendeu o self funding, modelo em que o produtor começa a trabalhar sozinho, sem ajuda financeira. Ele recordou a produção do Knights of Pen & Paper, quando a equipe se reunia na Livraria Cultura por falta de um escritório. Foi na livraria que  eles tiveram a primeira reunião com um investidor-anjo, que acabou abraçando o projeto.

“Você pode fazer um jogo agora no notebook, durante a palestra, a Campus Party é para isso” complementou Venturelli. Camarotti concorda. “Se você tem a ideia, acesso à rede, as ferramentas, amigos, pode começar a produzir”. Os dois desenvolvedores reforçaram a necessidade de produzir muito antes de emplacar um jogo de sucesso, já que o amadurecimento é essencial para a qualidade do produto.

Camarotti também aconselhou a começar produzindo: segundo o dev é muito difícil ter sucesso no crowdfunding sem ter um nome conhecido. “A energia que você iria gastar no Kickstarter, você pode gastar fazendo um jogo”, concluiu.