Na madruga dessa sexta-feira, 14, a Nintendo apresentou detalhes de seu novo console, o Nintendo Switch. Diferente do anúncio oficial feito no fim de 2016, com um vídeo de aproximadamente 3 minutos, desta vez a empresa deu detalhes em um evento especial em Tóquio, sobre o seu funcionamento e especificações, seus primeiros jogos, e como já era aguardado, data de lançamento e preço. Você pode conferir a apresentação do Nintendo Switch logo acima (a apresentação começa a partir dos 15 min.)

O Nintendo Switch chega oficialmente no dia 3 de Março desse ano, no valor de 300 dólares. Algumas lojas como BestBuy e Walmart já estão fazendo a pré-venda do console.

De acordo com a Nintendo, o Switch é mais do que um híbrido entre console e portátil, mas uma união de tudo o que houve de melhor dos outros consoles da empresa lançado ao longo dos anos. Inspirado no sucesso estrondoso do Wii, o Switch se destaca principalmente pelos Joy-Cons, os controles destacáveis que podem ser usados separadamente e que possuem o mesmo sistema de movimento, e conta também com um sensor de alta qualidade que, além de detectar a movimentação, reconhece também distância e funciona como um simulador de objetos.

Assim como o Wii U, o Switch terá uma tela com funcionalidade touch de 720p de 6.2″, 32Gb de espaço em disco com possibilidade de expandir com o uso de cartões microSDHC e microSDXC. O dock, que liga o console à TV, terá uma saída HDMI, uma entrada USB e entrada para adaptador AC. Ele pode ser carregado diretamente pelo dock ou através de uma entrada USB-C.

Vale destacar que, em modo “portátil”, o Switch terá resolução de 720p, enquanto que conectado ao dock tudo indica que terá uma resolução de 900p – no caso de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, uma informação divulgada antes da apresentação do console.

A lista dos primeiros jogos anunciados para o Switch também foram um grande destaque durante a apresentação. 1-2 Switch e ARMS foram os primeiros jogos a aparecer, que mostram o uso dos Joy-Cons, algo similar a jogos do Wii como Game & Wario, WiiSports e Punch-Out1-2 Switch é uma coletânea de mini-games e chega junto com o lançamento do console, enquanto ARMS é um jogo de luta que chega no segundo trimestre de 2017.

Outro título que também estará no Switch é Splatoon 2, a continuação do bem recebido jogo para Wii U. Dessa vez o game terá novas armas e mapas, e poderá ser jogado tanto em rede local como multiplayer online.

O mascote Mario garantiu sua participação na apresentação com o anúncio de Super Mario Odyssey, em que o encanador viajará entre diversos novos continentes e terá uma jogabilidade muito próxima com a de Super Mario 64. Dessa vez, contará com a ajuda de um chapéu que terá vida própria, e está previsto para o final desse ano.

Jogos de third parties também foram mostrados na apresentação, como o caso de The Elder Scrolls V: Skyrim, Xenoblade 2, Shin Megami Tensei, FIFA, Fire Emblem Warriors, entre outros.

Para finalizar a apresentação, um novo trailer de The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi exibido, dando detalhes de sua história. Como era esperado, chega no lançamento do console, também no dia 3 de Março.

Nos próximos dias a Nintendo apresentará mais detalhes dos jogos através do seu Tree House, que você pode acompanhar em seu canal no YouTube.