Todo mundo se lembra que, no ano passado, a nossa Ministra da Cultura, Marta Suplicy, falou que videogames não é cultura. Ok, o assunto gerou revolta, rendeu memes, e até o Moacyr do Jogo Justo ACIGAMES mostrou foto do presente que a Square Enix mandou para a ministra ver que videogames é cultura sim numa tentativa frustrada de melhorar sua imagem perante aos jogadores. No final das contas, não deu em nada.
Mas durante a abertura da sétima edição da Campus Party, que acontece entre os dias 27 de Janeiro a 1º de Fevereiro em São Paulo, a ministra voltou atrás e admitiu: videogames é cultura. Aproveitando o convite para a abertura do evento sobre tecnologia – que neste ano parece mais focado para empreendedorismo – também anunciou um edital para selecionar empreendedores brasileiros que participarão do 1º Mercado das Industrias Culturais do Mercosul, para “estimular o trabalho de jovens (empreendedores) criativos, promover a divulgação da cultura brasileira no exterior e gerar um intercâmbio cultural desses projetos”.
O projeto já está disponível para inscrição – onde podem participar pessoas físicas, jurídicas e ONGs – de 27 de Janeiro a 12 de Março, e serão selecionados 52 empreendedores que receberão, além da inscrição, hospedagem e ajuda de custo 1.500 dólares.
Obviamente não se trata apenas da produção de jogos e videogames, mas uma vez que estejam inclusos, é um primeiro passo. E isso é importante para futuras produções nacionais e pro crescente mercado nacional de jogos.
Durante a apresentação, não houve nenhuma citação sobre o Vale Cultura foi citado – e também não será possível utilizar o vale para a compra de jogos eletrônicos. Quem sabe isso não muda mais pra frente?
Durante os dias 28 a 1 de Fevereiro, o Bonus Stage estará acompanhando a Campus Party, e você pode seguir o nosso guia para aproveitar ao máximo do maior evento de tecnologia do Brasil clicando aqui.