“O mercado brasileiro de games está crescendo em termos de consumo, mas ainda está muito atrás de outros países em termos de negócios”.  A declaração de Marcus Imaizumi, CEO  da Gamebiz Mídia Interativa que presta consultoria à empresas estrangeiras de games que desejam investir no Brasil, resume o tom da palestra “Tudo sobre plano de negócios e marketing para games”, que aconteceu nesta manhã no cenário Stadium da Campus Party Brasil 2014.

Juntamente com a consultora do Sebrae Rosana Melo, eles deram dicas aos campuseiros sobre a importância do planejamento na hora de tentar emplacar um projeto na área de games.

Rosana explicou que o Sebrae passou a atender empreendedores da área de criatividade digital e games após perceber a convergência desse mercado com o segmento de economia criativa, contemplado pela entidade desde 1997. E o que é economia criativa? No entendimento do Sebrae, é o mercado que lida com produção intelectual. Daí a proximidade com o universo dos games

“Nós notamos que o empreendedor criativo, ao contrário do tradicional, só pensa em abrir empresa e montar um plano de negócios depois que sua ideia começa a gerar dinheiro. No modelo tradicional, essa é a primeira coisa que o empreendedor faz” afirmou Rosana. “O Sebrae já orienta empreendedores de dez segmentos na área de economia criativa, entre eles o de games”.

Marcus aconselha aos empreendedores que desejam emplacar um jogo buscar o próprio Sebrae ou modelos de planos na internet. “O plano de negócios é a capacidade de colocar no papel todas as etapas da sua ideia, desde o momento que o cliente conhece seu jogo até depois da compra. É preciso colocar tudo no papel com clareza, de forma que um leigo leia e entenda sua ideia”. Rosana complementa: “É difícil você atrair um investidor se não tem clareza do que pretende fazer”.