Você com certeza já teve problemas com espaço livre em disco no seu Xbox One, ou vai ter um dia. Com jogos cada vez maiores é comum que o disco rígido do seu console fique sem espaço para a instalação de novos jogos e aplicativos, levando à fatídica questão: compensa mais trocar o disco rígido do console ou usar uma externa?

Foi pensando nisso que a Western Digital trouxe ao mercado o My Passport X, um HD externo robusto de 2TB com conexão USB 3.0 que promete ser o acessório ideal para o Xbox One e 360. A convite da WD, analisamos o portátil para o uso específico nos consoles, uma vez que a empresa procura atingir especificamente o público gamer a utilizar o produto – é importante lembrar que estamos falando de um HD externo, ou seja, serve perfeitamente para usá-lo no seu computador para guardar seus arquivos normalmente, também.

Pequeno e leve, o My Passport X vem na cor preta com detalhes que lembram muito o design do Xbox One, e aproveita uma das principais funcionalidades dos consoles da Microsoft – para não dizer uma das principais vantagens sobre o PlayStation 4 – que é o de aceitar discos externos para armazenar jogos. Acompanhado de um cabo USB 3.0 de aproximadamente 45cm, não é preciso entrar em detalhes de sua instalação: basta conectar o My Passport X na entrada USB para utilizá-lo. Os consoles (One e 360) pedem para formatá-lo para o formato de leitura padrão e pronto, o HD já pode ser usado para o armazenamento de jogos e arquivos como save games, por exemplo.

Um dos pontos mais interessantes do My Passport X é a velocidade de leitura no Xbox One. Graças a conexão USB 3.0 do console, tanto a transferência de arquivos como a leitura dos jogos são verdadeiramente rápidas, e pouco difere do disco rígido do Xbox One (que utiliza um HD SATA II). Já no Xbox 360, a coisa muda: a leitura e transferência de dados é bem mais demorada devido ao seu USB, mas nada que impossibilite de jogar. Os familiarizados com pendrives como dispositivo externo no console não vão notar diferença, exceto pelo espaço disponível. Apesar do produto ser direcionado também ao Xbox 360, não é muito recomendado para quem procura mais espaço e velocidade – compensa mais ter uma HD específica do 360 instalada.

A capacidade do aparelho é o grande fator a ser citado, já que a Western Digital promove o uso do aparelho para os consoles. É importante ressaltar que o tamanho dos jogos, em média, são de 36Gb, por isso não estranhe se não couber literalmente 50 jogos do Xbox One no My Passport X. Jogos como Halo: The Masterchief Collection ocupam aproximadamente 60Gb no disco rígido, por exemplo. Para o usuários do 360, os 2TB são um verdadeiro alívio para quem comprou muitos jogos no Xbox Marketplace e agora podem guardar todos eles – e provavelmente terá espaço de sobra. Numa média de 8GB por jogo, o portátil pode guardar cerca de 200 jogos.

Outra vantagem do My Passport X é a portabilidade, o que permite levar seus jogos para onde quiser. Basta conectá-lo a um outro console e ele reconhecerá todos os arquivos, sendo apenas necessário que você faça o login do seu usuário no Xbox conectado. Isso vale apenas para os jogos que não utilizem mídia física, caso contrário precisará do disco original para fazer a leitura dos arquivos instalados.

O único fator negativo é o seu preço. O My Passport X pode ser encontrado nas lojas especializadas em média por R$ 650, um valor bem acima comparado com modelos com a mesma capacidade da concorrência que custam, em média, R$ 500.

De qualquer forma, o My Passport X é um excelente acessório para aqueles que buscam ótimo desempenho, grande velocidade e uma excelente qualidade, algo típico dos produtos da Western Digital. É o acessório perfeito para aqueles que buscam por mais facilidade em ter espaço para guardar seus jogos, sem a necessidade de deletá-los para ter novos títulos instalados.

Compartilhar
Teve seu primeiro contato com um Atari 2600 aos 5 anos, e desde então nunca mais parou. Fanático por RPGs, jogos de ação e old games como Sonic e Castlevania, está sempre jogando quando o tempo permite - ou quando seu trabalho como designer não impede de se divertir.