Em sua última atualização, Pokémon Go liberou uma forma de avaliar os valores individuais, os famosos IVs de seus pokémon. Para quem já é veterano da franquia, esse termo não é nenhuma surpresa: São como “genes” que cada Pokémon leva consigo, que tornam alguns atributos como “Ataque” e “Defesa” melhores do que outros entre os mesmos de sua espécie. Mas assim como tudo na franquia de Pokémon, tudo é mais complexo do que parece.

Nos outros jogos da série, cada Pokémon tem 6 atributos: HP (Pontos de vida), Atk (Ataque – para ataques físicos), Def (Defesa – para defesa física), Sp. Atk (Ataque Especial), Sp. Def (Defesa Especial) e Speed (Velocidade – para determinar quem ataca primeiro). Os valores de cada um desses atributos variam de 0 a 31, que sinalizam até onde eles podem crescer. Um pokémon com IV 0 em um atributo vai ter um crescimento muito mais limitado do que um com 31. Isso faz com que monstros da mesma espécie tenham atributos totalmente diferentes. Para descobrir quais são os IVs de um pokémon no jogo, você precisa ir até um NPC (Personagem Não-Jogável) o IV Judge, ou “Juiz de IVs”. Ele dirá algumas frases e os termos específicos significam o quão forte ou fraco são os IVs aquele Pokémon. Se você quiser mais detalhes sobre como funciona essa mecânica dentro dos outros jogos da franquia, clique aqui.

Em Pokémon Go, provavelmente por ser um jogo gratuito, as coisas foram simplificadas. Ao invés de 6 IVs, o jogo só tem 3: Ataque, Defesa e HP, e o limite máximo para cada IV é 15. Ou seja, um pokémon com IVs perfeitos tem 15/15/15. Várias mecânicas, como os EVs e o nível, foram substituídas pelo CP, o “Combat Power” ou “Poder de combate”. Esse atributo é o valor da força que aquele pokémon tem. Você pode aumentá-lo ao usar seu stardust e candies, uma mecânica que lembra o Super Training dos jogos da Nintendo.

Para saber os IVs em Pokémon Go não poderia ser tão fácil. Na nova atualização, ao abrir o menu de qualquer Pokémon, a mesma tela para transferí-lo para o professor, aparecerá o termo “Appraise” em que o/a líder do time que você escolheu irá te dizer algumas frases específicas sobre aquele Pokémon selecionado. Confira a imagem abaixo para a relação entre as frases do/a seu líder de time e os IVs do Pokémon:

 

IVs

Se, por exemplo, o seu líder de time é o Spark do #Team Instinct e ele disser “Overall, your Pokémon looks like it can really battle with the best of them!”, depois disser que seus três atributos são fortes e em seguida disser “It’s stats are the best I’ve ever seen! No doubt about it!”, parabéns! Você tem um Pokémon com IVs perfeitas! Já o seu tamanho, se ele é grande ou pequeno, não influencia nos IVs (mas gera umas piadas bem imaturas se você der nomes inapropriados para seus pokémon).

Outro aspecto importante são os Moves, os ataques de cada criatura. Fora do Pokémon Go, eles pode ter até quatro ataques com efeitos diferentes. Alguns ataques diminuem ou aumentam os atributos de outros Pokémon em batalha, uns colocam uma condição especial como “envenenado” ou “dormindo”, e outros causam dano que pode ser físico, como o famoso “Tackle” ou especial como o “Flamethrower”. Alguns ataques são mais fortes do que outros.

Em Pokémon Go são apenas dois ataques por Pokémon. Não existem condições especiais (ainda?) ou ataques que reduzem Combat Power. Para mais informações sobre quais são os melhores Moves, clique aqui e confira.

Mas por que IVs são importantes em Pokémon Go?

Essa é uma boa pergunta, pois isso depende totalmente de você! Atualmente, a diferença entre um Dragonite com os 3 IVs perfeitos e um com 0/0/0 é de 455 CP. Se você joga casualmente e só tem interesse em capturar uns Pokémon, isso tudo não vai significar muito. Mas se você tem interesse em ter um pokémon bem forte para batalha, ou se você quer mesmo capturar 101 Magikarps para evoluir uma delas em um Gyarados, então procurar pokémon com IVs perfeitas fará toda a diferença.

Dica: uma Nidoqueen com 3 IVs perfeitos e os Moves “Bite” e “Stone Edge” é incrivelmente forte!

Compartilhar
Colecionador de HQ’s, games, tralhas e bugigangas, absurdamente apaixonado pelo gênero Fantasy RPG e ainda sonha com o dia em que Qui-Gon Jinn descubrirá sua alta taxa de midichlorians. Fã de Alan Moore, Grant Morrison, Marjane Satrapi, Alison Bechdel, Laerte, e mais uma turma gente fina ae