É calor, é festa e é janeiro, mas não é praia. A diversão da semana é a sétima edição da Campus Party Brasil,  que acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro no Anhembi Parque, na cidade de São Paulo. O evento é focado em tecnologia em suas várias áreas, e conta com espaços dedicados às mídias sociais, ciências, modding e hardware, design, desenvolvimento, software livre, segurança, empreendedorismo e, claro, games.

Resolvi esse ano aproveitar minhas férias e ir conferir as atrações gamers da #CPBR7. Sou marinheira de primeira viagem no evento e tive minhas dúvidas, mas como no Bonus Stage nós sempre pensamos em você amigo leitor, aqui estou para dividir as principais dicas para curtir a Campus Party Brasil se você é, assim como eu, chegado em um joguinho. Pegue sua credencial, faça seu checkin, se conecte na rede de 40 Gbps e vem comigo.

“Bea, nós somos parecidos?”

1. Chegue com conforto

Um jeito prático de chegar na #CPBR7 de transporte público é seguindo de metrô até a estação Portuguesa- Tietê e pegando o transporte gratuito que o evento disponibiliza até o Anhembi. É muito fácil achar o ônibus da Campus Party, que fica na rua Urupiara: use a saída do metrô sinalizada com a letra A, siga em frente passando pelo ponto de táxi e pronto, o ônibus estará a sua frente. Aí é só cumprimentar o monitor simpático no embarque e seguir viagem. Só tem que ficar atento ao horário de funcionamento do serviço:

Dia 27/01: das 5h às 22h

De 28/01 a 01/02: das 9h às 22h

Dia 02/02: das 7h às 14h

Já no Anhembi, é possível pegar um táxi em frente a entrada principal do evento.  Perto do mesmo local é possível voltar para a estação Portuguesa – Tietê usando qualquer linha de ônibus chamada “Santana”.

2. Leve o equipamento certo para aproveitar a conexão

Eu fui desavisada e desatenta e só levei meu iPad nesse primeiro dia de palestras. Resultado: tive que me virar com o 3G do smartphone. A Campus Party não fornece wi-fi, já que a lendária conexão de 40 Gbps é feita através dos tradicionais cabos de rede (isso, aqueles azuis). Portanto, tablets e consoles portáteis só valem a pena caso você tenha conexão 3G ou leve um roteador  para o evento.

O app da #CPBR7 não exibe a programação sem conexão com a internet, então acabou não sendo útil para mim lá

Outro ponto importante é que as tomadas da Campus Party seguem o padrão brasileiro, vá preparado.

Veja como são as tomadas da Campus Party

3. Fique atento ao palco Stadium

O Stadium é o espaço dedicado aos games na #CPBR7. É lá que acontecem as palestras e debates relacionados ao assunto. Então, caso você queira aproveitar não só para jogar mas também para discutir e pensar sobre games, já sabe o seu lugar. Como nós somos legais, confira abaixo a programação do palco.

Quarta-feira, 29 de janeiro

  • 10:00 – Palestra: Tudo sobre plano de negócios e marketing para games
  • 11:15 – Workshop: Aprenda a fazer seu 1o. jogo em HTML5 com a Construct 2!
  • 14:30 – Palestra: Investidores, Start-ups e o Mercado de Games
  • 16:00 – Palestra: Publicando no Mercado Internacional
  • 17:00 – Kogama – Soltando a criatividade e construindo em um jogo Sandbox
  • 20:30 – Debate: Carreiras na área de Games
  • 22:00 – CAMPEONATO CPBR7 – FIFA 14
  • 22:00 – GAMEPLAY: NERDPLAYER LIVE ft. MRG

Quinta-feira, 30 de janeiro

  • 10:00 – Palestra: Classificação Indicativa nos Games
  • 11:30 – Palestra – Licenciamento em Jogos Digitais
  • 14:30 – Stand-Dev Comedy: Reflexões Sobre o Desenvolvimento de Games no Brasil
  • 16:00 – Gamificação – A Revolução do ensino-aprendizagem
  • 17:00 – Palestra – Jogos hardcore para plataformas móveis
  • 18:00 – CPBR7 – 20 anos de Jornalismo de Games: Quais são os desafios dos profissionais de hoje?
  • 20:30 – Então você decidiu programar jogos? Conte-me mais a respeito disso
  • 22:00 – CAMPEONATO CPBR7 – Just Dance 2014

Sexta-feira, 31 de janeiro

  • 10:00 – Palestra: Crowdfunding4Business
  • 11:30 – Vida Após o Jogo Justo – O que Moacyr Alves fez pelo mercado de games
  • 14:30 – Palestra: Mercado de Card & Board Games brasileiro e viabilização de projetos via financiamento coletivo
  • 16:00 – Palestra: Do jeitinho brasileiro: Localização de Games
  • 17:00 – Palestra: Mágica gamer criada na terra dos Vikings
  • 18:00 – Games Educativos: o Brasil na linha de frente
  • 20:30 – GAMEPLAY: Rolê Gourmet ft. Miolos Fritos
  • 22:00 – CAMPEONATO CPBR7 Ultimate Marvel vs. Capcom 3

Sábado, 1 de fevereiro

  • 10:00 – Palestra: Enquanto isso, no Japão…
  • 11:30 – Palestra: O fantástico universo dos Games Indies
  • 14:30 – Palestra: Dilma Bolada e a Internet
  • 15:45 – Debate: Haters gonna hate – Como lidar com críticas e pessoas desocupadas na internet
  • 17:00 – GAMEPLAY: Monark desafia os campuseiros
  • 18:15 – Batalha final de Games

Eu estarei no palco Stadium acompanhando as principais palestras, então se você não puder participar da #CPBR7 não chore: o Bonus Stage está aqui para saciar sua curiosidade. Também dá pra ficar ligado no Twitter do evento e nos streamings que rolam no Campus Live.

Palestra sobre o mercado de música para games no Brasil
Essa foi a palestra sobre o mercado de música para games no Brasil, que rolou hoje

4. Aproveite o foco em empreendedorismo da #CPBR7

Não teve jeito: quem roubou a cena nesse primeiro dia de palestras da Campus Party Brasil foi o vocalista do Iron Maiden e empreendedor da aviação Bruce Dickinson. O ídolo (pelo menos meu) trocou a farda de The Trooper (senti saudades) pela camisa social e discursou sobre inovação e negócios. O fato de Bruce ser uma das principais atrações da Campus é a confirmação de que o foco atual do evento tende cada vez mais para a relação entre tecnologia e empreendedorismo que para tecnologia pela tecnologia.

Bruce Dickinson na CPBR7
“E se o Eddie der mancada, é demissão”

E isso é ruim para nós gamers? De jeito nenhum. É só reparar na programação do palco Stadium para ver o quanto essa pegada do evento contribuiu para gerar discussões interessantes sobre o desenvolvimento do mercado nacional. Ama games e quer trabalhar com isso? Cole lá na Campus Party. Além das palestras e workshops, é um ótimo lugar para conhecer gente da área e trocar informações (o famoso networking). Dê uma volta na área dedicada às startups e conheça os estúdios nacionais lá presentes. Quem sabe se ano que vem você estará apresentando a sua empresa também?

Cosplayer assistindo palestra de Bruce Dickinson na Campus Party 2014
“É hoje que abro uma empresa e largo essa vida cachorra de Império”

5. Se jogue e jogue

A #CPBR7 tem ótimas áreas para jogar. Uma das que mais chamam a atenção é o mega espaço da Intel, que está sediando o campeonato Intel Extreme Masters, de League of Legends e Starcraft II. Dá para aproveitar (e babar!) nas máquinas poderosíssimas, além de se divertir com a torcida empolgada da galera que acompanha as partidas.

Espaço da Intel da CPBR7
Vai zergs!

Se você curte se mexer, outra opção divertida é o estande do Submarino, que tem um espaço dedicado ao Just Dance 2014. Dá para fazer um exercício básico enquanto espia a luta de robôs, que rola ao lado. Nos espaços de Games e Simulação também tem máquinas legais para testar. E claro, sempre dá para levar seu computador, fazer amizade e puxar umas partidinhas.

submarino
Bora queimar o hambúrguer
Intel na CPBR7
Como fã de Starcraft, demorei no espaço da Intel

6. Beba de graça

A Sabesp disponibilizou pontos com água para quem levar garrafinhas e copos poder matar a sede durante o evento. O calor dentro do Anhembi é muito, então a inciativa é ótima pra ajudar os campuseiros a economizar com água (que custa R$ 4,50 a garrafinha). Também ajuda vestir roupas frescas (não façam como eu que fui de calça jeans e camiseta escura).

Essas são as dicas que achei importantes após meu primeiro dia de evento. Vocês tem outras? Podem dividir conosco aqui e na nossa página no Facebook. Boa Campus Party!