Nos dias 19 e 20 de outubro aconteceu nos WTC São Paulo o The Union, evento voltado para profissionais e estudantes de artes digitais organizado pela Saga – School of Art, Game & Animation, escola brasileira de artes visuais, e pela Gnomon School of Visual Effects. O Bonus Stage esteve lá e acompanhou as palestras dos profissionais de games que falaram sobre o mercado e o processo criativo para quem quer trabalhar com jogos.

Logo de cara, o evento já mostrou porque é considerado o maior da área na América Latina, com palestrantes de renome. A primeira palestra do evento trouxe o convidado Neil Huxley, designer e diretor de arte que tem no currículo trabalhos de peso, entre eles o filme Avatar de James Cameron, e a sequência de créditos iniciais de Watchmen.

Huxley é um grande nome na produção de trailers, spots e cinematics de games, e abordou em sua apresentação o desenvolvimento do teaser de Dead Space 3, descrevendo e detalhando etapa por etapa do processo de produção. Bem humorado, Huxley encorajou os participantes a pesquisarem muito, arriscarem, defenderem suas ideias diante do mercado e, principalmente, a cuidarem da higiene pessoal, pedindo a todos que “por favor, tomem banho antes de irem trabalhar”.

the-union-2013-1
Neil Huxley

Já o character designer Ian Joyner, de Jogos Vorazes, Thor e The Amazing Spider-Man, entre outros, não abordou o tema “banho”, mas também falou sobre processos de produção, direcionados à criação de personagens.

Como Huxley, Joyner acredita que pesquisar muito e conhecer suas referências à fundo é o melhor caminho para quem quer criar personagens marcantes. Ele recordou com carinho as primeiras inspirações da infância, entre elas HQs, os filmes de Star Wars e o trabalho do grande artista H. R. Giger, criador do icônico Alien de Ridley Scott.

O character designer também mostrou um pouco do seu processo de modelagem de personagens, e aconselhou os jovens profissionais a serem rigorosos e perfeccionistas com a base de suas estruturas. “Pense na base, ela que mostrará profissionalismo no seu projeto. Os detalhes vêm depois” ressaltou.

O especialista em matte painting Alex Nice foi o primeiro a se apresentar na tarde de sábado.  Ele abordou técnicas criadas para filmes como Elysium, 2012 e The Amazing Spider-Man, e mostrou imagens inéditas de  Sin City: A Dame to Kill For, filme que irá estrear no ano que vem. Nice foi bem aplaudido ao mostrar seu portfólio, quem empolgou a plateia.

 O primeiro dia do The Union acabou com a palestra de Scott Spencer, sobre creature design. O artista, que se destacou pelos trabalhos em The Hobbit e Iron Man. demonstrou suas técnicas de modelagem utilizando ZBrush® e Photoshop. Durante a apresentação, Spencer utilizou uma personagem para explicar como combinar forma, silhueta, shape, cores e linguagem para criar um design atraente. Mais uma vez, a importância da pesquisa foi ressaltada. “Para criar qualquer coisa, é necessário ter algum tipo de referência”, afirmou o artista.

O segundo dia começou agitado com  a palestra de Cecil Kim, profissional que atuou em jogos aclamados como God of War, Twister Metal e Final Fantasy. Kim falou sobre sua experiência de mais de 15 anos e sobre projetos atuais e futuros na área de jogos para celular e computador, como Sound of Thunder, um RPG em terceira pessoa que deverá ser lançado ainda este ano.

A seguir, foi a vez de Brandon Young, atual lead VFX artist na Blur Studios subir ao palco. O artista, que participou de alguns dos mais conceituados e populares game cinematics, como o de Dante’s Inferno, Knights Contract e BioShock, ministrou uma palestra repleta de vídeos de efeitos especiais. Questionado sobre o que faz um VFX artist, Young respondeu com muito bom humor: “Nós explodimos coisas e pessoas, afogamos coisas e pessoas, levamos o caos para os filmes”. Young abordou detalhadamente os softwares utlizados para cada efeito.

Encerrando as palestras no The Union, o concept designer Neville Page foi aplaudido de pé já ao chegar ao palco. Page trabalhou em grandes porjetos, entre eles Planeta dos Macacos, Minority Report, As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e Star Trek.O artista discutiu as etapas de criação de alguns de seus personagens. Ao final de sua apresentação, Neville Page mencionou que sempre que vem ao Brasil volta para os EUA inspirado e com vontade de produzir cada vez mais.

Após a apresentação de Neville Page, todos os artistas que participaram do The Union retornaram ao palco para um debate e seção de perguntas da plateia. O encontro contou também com profissionais de estúdios brasileiros e com os sócios fundadores da Saga, Alessandro Bomfim, e da Gnomon, Alex Alvarez.

the-union-2013-2
Os participantes do The Union finalizam o evento em um debate.