“Seja o Batman!”. A premissa não soa muito atraente, já que preferia estar batendo em capangas a afivelar meu sinto de utilidades. Mas ao colocar o Playstation VR e dar o play na experiência Batman Arkham VR durante a BGS 2016, confesso que as minhas primeiras impressões mudaram rapidamente. O jogo era uma das principais atrações durante o evento, no estande da Warner Bros. Games, e exclusivo para o Playstation 4.
Depois de receber as orientações de um assistente, eis que apareço dentro da Mansão Wayne. Vejo minhas mãos (estou usando um par de controles PS Move) que tem dedos grossos e calejados, e acabam no pulso. Há um piano de cauda trancado com um retrato da família sobre a madeira, e ao meu lado um telefone, a esquerda, e o mordomo Alfred a minha direita, que me entrega a chave para destrancar o instrumento.
Bastou tocar algumas notas aleatoriamente e o piano saiu do meu alcance, o chão cedeu e um elevador me transportou direto para a Batcaverna, onde um computador me instruiu a botar minhas luvas e testar meus batbrinquedos. A sensação de examinar cada um desses instrumentos pra combater o crime era quase infantil, como se estivesse abrindo a gaveta de coisas do seu pai ou da sua mãe para mexer em coisas que não foram feitas para crianças.
Uma lanterna e um batgancho podiam ser manuseados independentes em cada mão, além disso, batrangs infinitos podiam ser puxados da minha fivela e arremessados em alvos numa parede ao fundo – mesmo com a imagem mental de tirar os bumerangues da minha cueca, poluindo a minha mente o tempo todo. Depois de completar o treinamento básico, o elevador chegava a seu destino e assim terminava a demonstração.
Batman Arkham VR não foi a única demonstração do Playstation VR no evento, mas foi de longe a mais imersiva e certamente uma adição ao universo de Batman nos videogames, algo que precisa ser experimentado por donos de um Playstation 4 e do seu visor de realidade virtual. O jogo chega no dia 13 de Outubro.