O dia 29 de Janeiro foi um dia histórico para todos os gamers brasileiros que sonham em um dia comprar jogos e video-games a um preço mais justo. Para quem não sabe (o que é difícil, mas nunca se sabe), essa data foi o Dia do Jogo Justo: um evento que, com o incentivo do projeto Jogo Justo em diminuir os impostos cobrados em jogos e video games, contou com um ciclo de palestras e apresentações em diversos lugares do país, informando e incentivando a conhecerem um mercado extremamente promissor.

Além disso, o que marcou o dia foi o fato de algumas lojas da rede UZ Games e o Walmart (pelo seu portal de compras na internet) venderem alguns títulos no valor de R$99,00 – valor que seria cobrado se houvesse uma reforma tributária sobre esse tipo de material. Com uma grande procura, o inevitável aconteceu: o site do Walmart teve um grande número de acessos logo pela manhã e atrasando (e impossibilitando) as vendas de jogos, e algumas lojas da UZ Games teve em aproximadamente 2 horas seu estoque de títulos esgotados. Sorte de quem conseguiu comprar os jogos Assassin’s Creed: Brotherhood, Castlevania: Lords of Shadow e PES2011 nas lojas, pois enfrentaram fila logo pela manhã antes das lojas abrirem. Durante o evento que rolou em São Paulo, na Faculdade Impacta, a equipe Bonus Stage esteve lá participando e presenciando esse dia tão importante para o mercado gamer brasileiro.

Logo pela manhã, Moacyr Alves Jr., o idealizador do projeto Jogo Justo, deu uma breve palestra sobre o projeto e apresentou a Acigames – Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games. Em suas próprias palavras, “O que o jogo justo era a idéia, a Acigames será a ação”, e a apresentação mostrou as grandes possibilidades para um mercado de games promissor. Após a apresentação, iniciaram as palestras e oficinas nas diversas salas da Faculdade Impacta, além de algumas salas com video-games onde os participantes puderam jogar entre Mario Kart e Call of Duty, além de conhecerem o Kinect ao jogar Just Dance e Kinect Adventures. E, claro, a nossa equipe conhecer muita gente bacana!

Algumas apresentações ganharam destaque no evento: Warren Currell, diretor da subdivisão sul-americana da Autodesk, apresentou a suite de aplicativos para desenvolvimento em 3D e as possibilidades do que pode ser produzido com as ferramentas, hoje as mais usadas para o desenvolvimento gráfico para jogos. Além disso, mostrou em como o incentivo do governo canadense para o desenvolvimento de jogos foi tão importante, obtendo resultados impressionantes e mobilizando outros países a terem o mesmo incentivo. Em sua visão, o Brasil possui diversos profissionais qualificados e só precisa desse incentivo para o crescimento de um mercado brasileiro em desenvolvimento e distribuição de jogos. A palestra da ONG Jogos Pela Educação também mostrou, em uma apresentação divertida, como é importante os jogos para o aprendizado e como os video-games hoje são tão importantes para um desenvolvimento pessoal – mostrando que além de entretenimento, os jogos são grandes formas de interação e conhecimento.

O evento teve uma repercursão tão grande que virou até matéria bem chulé no Jornal Nacional. (Afinal, é a Globo, né…) Assistam:

 

De uma forma geral, o Dia do Jogo Justo foi o pontapé inicial para que todos tenham conhecimento de que o Brasil possui um mercado gamer muito pequeno, e que daqui pra frente essa situação melhore. Um pequeno passo para um caminho tão grande, mas com a certeza que com a conscientização veremos um grande mercado no nosso país. Afinal, pra lançamentos de jogos esgotarem tão rápido graças a uma busca gigantesca, é impossível não dizer que o Dia do Jogo Justo não foi uma grande dia.