Até agora todos os palestrantes do palco Stadium, área voltada para a discussão de games na Campus Party 2014, concordam em um ponto: é preciso pensar no desenvolvimento de games de maneira profissional, separando o trabalho da paixão.
“O profissional que decide fazer um game é muito apaixonado, muitas vezes quer fazer um game indie inovador e, se precisar, vive um ano só para isso. Mas o jogo que o investidor procura não é esse, ele procura o jogo estruturado, viável” declarou o representante da Hoplon Marcelo Wolowski, durante a palestra “Investidores, start-ups e o mercado de games”.
A expansão do mercado nacional de games está encorajando muitos jovens a se profissionalizarem na área, atrás do sonho de lançar um título próprio. Porém, muitas vezes eles acabam surpreendidos por imprevistos relativos ao negócio, mercado e investidores.
As palestras da #CPBR7 discutiram o planejamento dos negócios, relação com startups, publicação no mercado internacional e carreiras na área de games. Os profissionais que passaram pelo Stadium deram algumas dicas para quem quer publicar um jogo ou criar uma empresa, que você pode conferir a seguir.
1. Não menospreze o planejamento
O planejamento é tão importante que a Campus Party Brasil 2014 teve uma palestra totalmente dedicada ao plano de negócios na área de games. Saber exatamente o que vai fazer é vital para conseguir montar uma equipe adequada, atrair investidores e ter um bom produto no mercado.
“Quem quer fazer um jogo tem que pensar em plano de negócios. Se não quiser fazer a parte burocrática, tenha alguém que faça para você”, afirmou o game designer Philip Mangione durante a palestra “Fazendo seu próprio game”.
2. Invista em uma boa equipe
A equipe é o principal material de trabalho durante a produção de um jogo. Na hora de planejar o seu game, pense se ele está de acordo com as competências das pessoas que escolheu para trabalhar com você. A dica é do game designer Marcos Venturelli, da Rogue Snail: “É preciso pensar que jogo eu posso fazer com a equipe que eu tenho, para o público que quero atingir”.
3. Procure orientação
O SEBRAE conta com profissionais aptos para orientar o empreendedor da área de games sobre as principais etapas para abrir um negócio. Não tenha medo de usar esse recurso.
Também é recomendável procurar referências na internet e conversar com pessoas que já estão no mercado. Toda informação que você conseguir será útil na hora de fazer e publicar o seu game.
4. Faça networking
Essa dica está diretamente ligada à anterior: converse com pessoas da área. Frequentar feiras e eventos especializados fará você conseguir contatos para sua equipe e, quem sabe, possíveis investidores. É importante estar sempre próximo de outros profissionais para saber o que está acontecendo no mercado.
5. Saiba lidar com a frustração
Se mesmo seguindo todas essas dicas o seu game for um fracasso, não desanime: todos os profissionais afirmaram que isso é completamente normal. É praticamente impossível acertar de primeira. A chave do sucesso? Persistência, autocrítica e muita produção.