Quando era moleque uma das coisas que mais prestava atenção eram as capas dos games. Claro que tinham umas que enganavam e faziam você alugar gato por lebre e outras que eram grandes games, só que a capa era tão horrível que somente quando algum amigo doido alugava e te mostrava que se descobria aquela maravilha. Bem, eu era um desses doidos.

Aqui listo os jogos que adorava, mas que tinham capas horríveis. Esse é o TOP 10 “A Capa é feia, mas o jogo é bom!

10. Pitfall

top10-caparuim-pitfall

Nem é das piores, e de certa forma é interessante pois já mostra tudo que você verá no game numa chapuletada só. Apesar de boa parte dos cartuchos do Atari 2600 seguirem esse mesmo estilo artístico, foi um dos primeiros games que me lembro de ter jogado. Estranho, mas realmente tudo nela aparece durante o jogo, um dos maiores clássicos do console.

9. Pit-Fighter

top10-caparuim-pitfighter

Este foi um game que me fez dizer a célebre frase “Este é o futuro dos games, não tem como melhorar!”. Gosto desta capa porque tem logo o Buzz na frente, o Ty no fundo.. e o Kato? Ninguém gostava de jogar com ele. Apesar disso, Pit-Fighter sempre foi um jogo divertido, mas uma capa que mostra marombados que usam leggings vermelhas e shorts com correntes que dão um soco desses, definitivamente merece aparecer nessa lista.

8. Strider

top10-caparuim-strider

Esta arte na capa não condiz muito com o personagem, mas é bem feita. O problema que eu sempre via era que essas artes que tentavam deixar os nossos heróis com um visual mais próximo da realidade e, bem, quem já jogou sabe: Strider está bem longe de ser como a arte do cartucho. Cadê aquele ninja que conhecemos?

 7. Fatal Fury

top10-caparuim-fatalfury

Eu preferia Fatal Fury ao Street Fighter (pronto, falei!). Gostava muito do esquema de luta que ele apresentava na época, e dos únicos três personagens jogáveis, Terry, Andy e Joe. Agora vem a pergunta: que porcaria de Andy é este? Por que ele jogou seu irmão do banco da praça pra cair lá no circo? O Terry, personagem principal da série já apanha na capa! Muitas perguntas, poucas respostas.

6. Street Fighter II

top10-caparuim-sf2

A Capcom nunca foi muito feliz na escolha das capas de Street Fighter. Olhem esse Zangief. Olhem esse Blanka… era feio até nesta época, e é tão mal que morde madeira! Tudo é tão horrível nesta capa que não consigo ter muitos comentários que sejam eficazes pra expressar o que sinto ao ver esse negócio. Piada pronta. A capa de Super Nintendo então…

top10-caparuim-sf2snes

Ugh.

5. Earnest Evans

top10-caparuim-earnestevans-jap

Este jogo peguei emprestado com um amigo e fiquei viciado na época. A capa da versão japoensa até que é maneira…

… mas eu joguei a versão americana do Mega Drive.

top10-caparuim-earnestevans-us

Sério mesmo que tentaram nos vender o Indiana Jones? Esta sacanagem era bem tradicional na época, vide Metal Gear. Este jogo é bem desconhecido, mas fez minha alegria durante uns dois meses e recomendo. Gosto muito dele e tenho um carinho muito especial, mas até naquele tempo já via que não era lá um jogo bom, então está na lista por puro saudosismo.

4. Street Fighter Zero

top10-caparuim-sfz

Capcom, como você conseguia fazer tantas capas feias? Eu acredito que esta seja a empresa com mais capas feias da história dos games, até a cara do Ken já nos deprime só de olhar. Em compensação o jogo é um dos melhores da série Street Fighter.

3. Werewolf / Warwolf

top10-caparuim-warwolf

Este formidável jogo para o Nintendinho era carinhosamente chamado entre eu e meus amigos de “Aéro Olf”. Eu conhecia somente a capa e a versão do jogo americana, e quando fui procurar pela versão japonesa fiquei na dúvida: qual é a pior? E quer coisa mais legal do que um lobisomem com lâminas no lugar de mãos? Simplesmente não existe nada mais irado que isso.

2. X-Man

top10-caparuim-xman

Falei um pouco da minha experiência com este jogo no episódio 18 do BonusCast. Olhe para esta capa, o carinha está doido pra transar ou pra ir ao banheiro? Sem contar os elementos do game todos expostos, uma boca que dá a risada do Coringa com pernas, tesoura com perna e claro, um siri. Ainda assim, mais um clássico do catálogo para maiores de 18 anos no Atari 2600 e fez muito garoto jogar… por motivos óbvios.

1. Bomberman

top10-caparuim-bomberman

Que diabos o cara que fez esta arte tinha tomado? O que será que ele assistiu que o fez criar algo tão longe do que era o game? Misturou Mega Man, Homem Formiga e um jogador de futebol americano, mas que na verdade era o Lode Runner. Acho que todo mundo que eu conheço gosta de Bomberman, principalmente os outros jogos seguintes, e mesmo assim prendeu todos em jogatinas intermináveis.

Mas e a pior capa de todos os tempos?

Antes que insistam: Mega Man tem a pior capa dos jogos já feita, mas é mega chato. Diferente de Alex Kidd in Miracle World, que mesmo sendo um jogo bacana, seguia o padrão SEGA de capas para o Master System, e que na maioria das vezes não era nem um pouco parecidas com os gráficos do jogo. A pior definição de “estado de arte”.

top10-caparuim-mmak

E pra você? Qual a pior capa já feita pra um ótimo jogo? Não deixe de comentar!