Após o anúncio do SteamOS e das Steam Machines, quando deu a dica de que seu próximo lançamento teria a ver com dispositivos de entrada, a Valve finalmente revelou qual será sua última novidade para 2014: o Steam Controller, um joystick sem fio totalmente adaptado para o ambiente Steam, reforçando a sua meta de tornar a plataforma popular nas salas de estar.

A página oficial do controle promete que ele será adaptado para todo o acervo disponível na rede da Valve, mesmo para jogos que anteriormente não tinham suporte para joystick. Seguindo a linha dos outros dois lançamentos desta semana, o Steam Controller também será aberto e hackeável, mostrando que a empresa conta com a participação de usuários e desenvolvedores para a exploração e popularização dos seus novos produtos.

Em termos de design, a maior inovação do controle é aposentar os tradicionais sticks manuais, substituídos por dois trackpads sensíveis ao toque  acionados pelos polegares. Os trackpads também funcionarão como caixas de som. Outro aspecto que chama a atenção é uma tela touch central, que poderá tanto ser utilizada como um grande botão único quanto customizada em várias funções de acordo com as ações de cada jogo. Essa flexibilidade é importante para uma plataforma como a Steam, que conta com produtos de vários consoles e com muitos desenvolvedores indies ansiosos para explorarem novas potencialidades em seus games. Outra aposta em termos de flexibilidade e criação coletiva é a possibilidade de compartilhar suas configurações de controle com a comunidade Steam.

controller_bindings
Exemplo de configuração compartilhada do Steam Controller

A Valve anunciou que o Steam Controller também será distribuído durante a fase beta das Steam Machines, sendo que usuários já inscritos no promoção estarão automaticamente concorrendo a protótipos do joystick também (para participar basta seguir as instruções deste link). Porém as primeiras 300 unidades betas não contarão com a tela touch central e não serão sem fio: terão um botão central no lugar da tela e precisarão de um cabo USB. Para os desenvolvedores, a Valve destaca que a API do Steam Controller estará disponível no mesmo dia em que os protótipos forem enviados, no final deste ano.

A empresa também tranquiliza os gamers que não optarem por adquirir um Steam Controller: todos os jogos continuarão funcionando normalmente em outros controles, ou em teclados e mouses.

 

Comments are closed.