Desde seu anúncio em 2012 durante a E3, venho esperando o lançamento de Watch Dogs. Um jogo que se passa na cidade de Chicago, em terceira pessoa ao melhor estilo sandbox, o jogo surpreendeu a todos pela liberdade e variedade de ações oferecidas, indo além do que já conhecíamos sobre interatividade com o ambiente onde você controla seu personagem.
A empolgação tomou conta de mim e muitos jogadores com as apresentações fantásticas que o jogo ofereceu. E após o time da Ubisoft Montreal revelar que nenhuma das ações que se passam durante os vídeos de demonstração do gameplay foram scriptadas, minha cabeça explodiu. Agora fico contando os dias para o fim de Maio, quando finalmente poderei jogar uma obra prima, que eu acredito que poderá rivalizar com GTA V a altura.
E quando se trata de GTA V, diga-se de passagem, a rivalidade foi um fator decisivo. A Ubisoft pensou muito bem na concorrência e, sabendo que o jogo da Rockstar Games seria um grande lançamento – arrecadando U$ 1 bilhão com as vendas em apenas 24 horas – fez uma breve campanha adiando o lançamento de Watch Dogs, dizendo “Depois de conhecer Los Santos, venha conhecer Chicago”. Enquanto a companhia rival aproveita o lançamento, a Ubisoft aproveitou para melhorar ainda mais a jogabilidade e os gráficos de seu esperado jogo, aumentando ainda mais o hype por Watch Dogs.
De acordo com a equipe, o objetivo é possibilitar que cada jogador chegue aos objetivos de forma criativa e individual. Danny Belanger, designer chefe do jogo, disse que Watch Dogs é um jogo totalmente sistêmico, onde toda situação que o jogador criar enquanto joga irá depender de uma série de fatores acontecendo ao mesmo tempo.
O jogo possui um mundo aberto que possibilitará hackear sistemas diversos pela cidade de Chicago como celulares, semáforos, câmeras, fontes de luz, trens e etc, além de usar armas de fogo, trocar golpes com outros personagens, correr, subir em lugares, dirigir e tudo mais o que der vontade ao jogador.
Watch Dogs se localiza em um futuro não tão distante onde a sociedade é controlada por um sistema chamado ctOs e parte da premissa que toda informação é vulnerável, desde que esteja conectada. O personagem principal, Aiden Pearce, sabe como entrar pelas brechas e lacunas dos sistemas e consegue adquirir o segredos de todas as pessoas hackeando celulares, computadores e etc.
Os poderes de invasão tecnológica, porém, não estão todos à disposição desde o início. Para ter acesso a cada rede regional de Chicago, Aiden precisa destravar centrais de informação, instalando um vírus em bases superprotegidas. Uma vez liberados, esses lugares destravam todo o potencial hackeável de uma área do mapa e também seus túneis de acesso para viagens rápidas.
O sistema de reputação também foi revelado. O personagem pode optar por ajudar pessoas ou ignorá-las. Atos de violência cometidos nas ruas imediatamente o colocam na mira na polícia, e qualquer um pode chamar a polícia. Então quanto melhor a reputação, mais fácil é andar pela cidade, já que as pessoas podem vê-lo como uma força do bem. Mas vai de você decidir se quer ser visto como um cara bom ou mal, mais ou menos como em Infamous.
O jogador pode escanear qualquer pessoa da rua para que seus problema, desvios de comportamento ou tramóias se tornem visíveis para o jogador. O que fazer com essas informações é decisão de cada um. Os upgrades são todos adquiridos em lojas, então roubar pode ser algo tentador.
Também revelaram que qualquer pessoa também pode ser hackeada, perdendo seus próprios bens, já que há outras facções tão bem preparadas quanto Aiden. A qualquer momento, qualquer pessoa nas ruas pode ser um oponente e um perigo em potêncial. Acredito que iremos suspeitar de todos, da moça bonita com cara de santinha até o homem barbado com cara de assassino.
Pensando nos jogadores de PC, os responsáveis pelo jogo disseram que o novo motor gráfico, chamado Disrupt Engine, foi desenvolvido para manter a melhor visual em qualquer nível de qualidade.
Serão feitas versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii U, PlayStation 4 e Xbox One, e chega às lojas no dia para 27 de Maio. Então sente, aguarde e proteja seu celular. Watch Dogs tem tudo para ser um espetáculo a parte.