A Microsoft apresentou na manhã desta segunda-feira (10) a sua conferência na E3 2013, feira de entretenimento eletrônico e principal evento sobre jogos no mundo, iniciando assim as apresentações do evento. O principal foco da sua apresentação foi o novo console Xbox One, o sucessor do bem sucedido 360 e a chegada do que mais interessa aos jogadores a essa nova geração: jogos. Você pode assistir a conferência completa logo acima.

E não foi por menos. O primeiro video apresentado foi o de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mostrando parte do gameplay e melhorias no jogo graças a Fox Engine, motor gráfico desenvolvido pela Kojima Productions, além de detalhes dos personagens, cenário e história por trás do jogo.

 

Algumas novidades ao Xbox 360 foram apresentadas, inclusive um novo modelo do Xbox 360 Slim, desta vez mais parecido com o Xbox One. Além disso, o serviço da Xbox Live será renovado e os assinantes da Live Gold receberão gratuitamente dois jogos (Halo 3 e Assassin’s Creed II), funcionando de forma parecida aos serviços da Playstation Network.

Alguns jogos chegam ao 360 em breve: World of Tanks, sucesso dos PCs, receberá sua versão ao console e chega gratuitamente para os assinantes da Live Gold. Outros jogos ganharam destaque em suas apresentações: Max: The Curse of Brotherhood e Dark Souls 2.

 

Como o destaque da apresentação era ao Xbox One, anúncios de jogos não faltaram. Ryse: Son of Rome, desenvolvido pela Crytek, foi o primeiro jogo exclusivo apresentado na conferência e chamou a atenção dos espectadores devido sua qualidade gráfica. Sunset Overdrive, o animado título da Insomaniac também foi anunciado mostrando a idéia de um jogo bem feito misturando ação, humor e jogabilidade interessante.

 

Rumores finalmente foram confirmados na apresentação. Killer Instinct, famoso jogo de luta da Rare, está de volta e será exclusivo para o Xbox One. Aproveitando a onde de jogos indies, mais um rumor foi confirmado: Minecraft também estará presente no novo console.

 

Outros títulos já anunciados receberam seus devidos destaques. Forza 5, Quantum Break e Knack estiveram presentes na conferência, com direito a trailer e gameplay, prometendo uma experiência única ao que se propõem a oferecer.

 

A Microsoft prometeu anteriormente novos jogos ao console, e de fato os exibiu. Project Spark, jogo desenvolvido para o uso do Kinect, possibilitará ao jogador que crie o seu próprio jogo/cenário, com integração total ao uso do Smartglass em tablets. Além do Xbox One, o jogo também chega ao Windows 8, sem previsão de lançamento.

 

Outros jogos também chamaram a atenção. Crimson Dragon, The Witcher 3: Wild Hunt, Battlefield 4 – que receberá conteúdos exclusivos ao lançamento no Xbox One – e Dead Rising 3, exclusivo ao console, foram apresentados com seus gameplays. Outros que também chamaram a atenção foram Halo 5, com um trailer mostrando o icônico Master Chief, e Titanfall, com direito a demonstração no palco.

 

Novidades sobre o funcionamento do Xbox One foram revelados no evento, tirando dúvidas e acabando acom alguns rumores desde sua apresentação. Os jogadores poderão gravar suas jogatinas utilizando o serviço Upload Studio, além de uma parceria com a Twitch.tv, possibilitando livestreaming de seus jogos. Além disso, o serviço da Live não utilizará mais os MS Points, utilizando a moeda local para
transações financeiras.

O Xbox One chega no fim desse ano e terá lançamento em mais de 21 países, e já tem preço definido: 499 dólares.