Uma das vantagens – e, talvez também, desvantagens – da AppStore é o valor que um aplicativo custa. Por ser um valor às vezes simbólicos, você acaba não criando lá muita expectativa acerca dos produtos que você está comprando. Nisso, você acaba tendo surpresas: muitas vezes desagradáveis, como aplicativos fracos, sem graça e sem muito senso, mas também acaba se surpreendendo positivamente. E isso acontece ao comprar Spellsword.

Quando vi que esse jogo foi lançado, eu tinha pra mim que seria um dos melhores RPGs da AppStore: os elementos das imagens de exibição do aplicativo pareciam REALMENTE interessantes, com gráficos oldschool e um personagem principal aparentemente desbocado, fazendo até piadinha sobre Game of Thrones. Enfim, tudo apontava pra ser uma mistura de Swordigo – um RPG bem interessante, por sinal – com elementos da era dos 16/32 bits e com vários achievements a serem conquistados como Mage Gauntlet – outro RPG, também com um aspecto mais oldschool -, bem extenso e com apenas alguns itens de in-app purchases (talvez hoje um dos piores elementos dos aplicativos da AppStore). Mas a verdade era outra: Spellsword tinha apenas a cara de um RPG comum. Puro engano.

Abri o aplicativo e me deparei com isso:

Opa, espera. Missões, Endless e Itens? Ah, ferrou, vou eu ser forçado a jogar que nem um retardado pra ter grana pra comprar os itens que qualquer um com dinheiro real compra em instantes. Mas, incrivelmente, não. Os itens a serem comprados apenas eram comprados com a moeda do jogo – que, por sinal, é BEM abundante. Procurei pelo modo história e nada. Já cometi besteiras de comprar aplicativos que não eram nada daquilo que eu achei que fossem, mas não me dei por vencido e entrei no modo Missão, que é o modo principal de jogo.

Antes de explicar propriamente o jogo, vamos fazer as devidas apresentações. O jogo conta a história de Spellsword, uma espada mágica que precisa de um herói de “proporções épicas” e de cartas mágicas para resolver os problemas do universo. Essas cartas mágicas alteram a forma da Spellsword, dando ao herói uma vasta escolha de ataques diferentes, além da aparência dele ser modificada de acordo com cada carta coletada. Os poderes não são cumulativos, uma carta sobrepõe o efeito da seguinte. E essas cartas dão ao herói os mais variados poderes: a carta de Gelo espalha lanças de gelo pelo cenário, como se fosse uma rosa-dos-ventos, diminuindo a velocidade dos inimigos próximos; a carta de Fogo, que espalha chamas que atacam diretamente os alvos; a carta dos Ventos, que cria lâminas de ar após o ataque com a espada. Enfim, são diversas as propriedades das cartas disponíveis no jogo, como as de Terra, Veneno, Luz e Escuridão, além da de Invencibilidade, a única que combina seus efeitos com todas as outras. As cartas são liberadas de acordo com as missões realizadas dentro do jogo, e para cada um dos três “cenários” existem 20 missões. Até o momento dessa review, Spellsword conta com um possível novo cenário, apenas um quadrado preto escrito Coming Soon: A empresa criadora do jogo, Everplay, planeja adicionar mais conteúdo. Em resumo: só em missões, já temos 60, que podem ser refeitas caso você seja uma marmota e não consiga durar muito nos modos Endless, que nada mais é do que você lutar, lutar e lutar. A cada onda (wave) de inimigos vencidos, surgem mais para você derrotar. Nesse modo você pode escolher a dificuldade: Easy, Medium e Hard, a única diferença entre eles são as primeiras ondas – após a 15ª as dificuldades praticamente se equiparam, e você pode jogar nas 3 arenas disponíveis atualmente.

Hey, aquilo ali são Zubats?!?

Aliás, a moeda do jogo é nada mais do que Rupees, que vêm em dois tamanhos e três cores: verde, azul e vermelho. A cada missão finalizada você pode receber Rupees, itens pra você usar ou desbloquear mais cartas para o seu “baralho”. E nas missões/partidas de Endless Mode os inimigos deixam cair Rupees para você utilizar no Shop do jogo. Nesse jogo você não recebe experiência por matar monstros, mas “sobe de nível” a cada upgrade feito nos itens do jogo. Os upgrades melhoram as cartas (cada carta recebe um “título” específico, e o upgrade melhora as habilidades inerentes das mesmas), aumentam a duração das cartinhas e também afeta a chance de drop de “rupees” raros.

O jogo conta também com itens que modificam os status e a aparência do herói, divididos em chapéus, amuletos e anéis. Cada item que você libera pode afetar o número de corações que você tem como saúde, ou melhorar o status de alguma carta que você quiser. Alguns inclusive sobem o nível de todas as spellcards de uma vez. Os chapéus (entre eles, uma touca verde BEM famosa) alteram a aparência diretamente, os outros apenas funcionam, sem nenhum efeito estético.

Qualquer referência a outros jogos e literatura NÃO SÃO mera coincidência…

Como disse no começo, me surpreendi. Achei que encontraria um RPG e acabei comprando um dos Hack ‘n Slash mais divertidos da AppStore. Claro que nem tudo são flores: o jogo realmente poderia contar com um modo história pra deixar as coisas mais interessantes, a trilha sonora não é lá das melhores (se bem que não sou muito de gostar das trilhas dos aplicativos de iOS) e você vai ficar REALMENTE cansado depois de uma hora ininterrupta com ele aberto. Talvez pelo tamanho da tela do iPhone você acabe cansando mais, ainda mais pela ausência de botões físicos. Mesmo você podendo configurar a posição dos quatro controles (esquerda, direita, atacar, pular) não me dei por satisfeito. Sinto que esse jogo poderia ser ainda melhor com botões físicos.

Mas as qualidades do jogo falam por si: o fator replay é interessantíssimo. Mesmo você ganhando MUITO dinheiro completando todas as missões, você precisa se matar um pouco no Endless para conseguir uma graninha para subir o nível das cartas e comprar os itens. Sem contar que, como o jogo é bem leve, você vai acabar jogando-o bastante, apenas pra completar todos os desafios. Como praticamente todo jogo lançado pro iOS, ele conta com o GameCenter,para você comparar seus placares nas fases Endless, além de também contar com suas conquistas (33 no total) com uma pequena pontuação.

O ponto mais forte desse jogo: a partir de hoje o aplicativo está gratuito. Como todo jogo gratuito, ele conta com In-App Purchases agora, mas nada muito absurdo que force você a gastar real com o jogo. Após balancear tudo isso, posso dizer sem medo que esse jogo merece um sólido 8.5. Levando em conta todos os benefícios, é um excelente jogo na galeria da AppStore, e está disponível aqui. Abaixo, um video de demonstração do jogo:

ATUALIZAÇÃO: Agora cada fase específica conta com 30 missões, um cenário novo chamado Sky Temple, novas SpellCards e DRAGÕES. Aproveitem a atualização!

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