Me desculpem os fãs de Tekken, BlazBlue, SoulCalibur, KOF e até Super Street Fighter 4,
mas hoje nos vamos falar do melhor jogo de luta dessa geração de konsoles até o momento: MORTAL KOMBAT 9!

No decorrer da Review posso até exagerar na adoração ao jogo, mas sem dúvidas ele é o melhor lançado até o momento.
O sistema arcade, o modo história, a torre dos desafios, as roupas secretas e tudo mais deixou o jogo desenvolvido pela Netherrealm Studios (antiga WB Games Chicago) e publicado pela Warner Bros deixou o jogo sem comparação.
Quando o Ed Boon falou em seu Twitter que o jogo compensaria todo o sangue ausente em Mortal Kombat vs DC Comics eu achei exagero, mas o jogo cumpriu o prometido.
Elogios a parte, vamos à review falando dos principais modos desse jogo que trouxe de volta de vez os jogos de luta para a sétima geração de konsoles!

Modo história

E finalmente um jogo de luta que soube se preocupar com o modo história e criou um modo história de verdade.
Aqui você não escolhe com quem vai jogar, a história é dividida em 16 capítulos e cada capítulo você joga com um personagem diferente. O que te força jogar com jogadores que você provavelmente não gosta, mas que depois disso até aceita que ele tem seus pontos positivos.
Se você acha isso ruim, nem pense em jogar a torre dos desafios.
O enredo provavelmente você já sabe, guerreiros humanos liderados por Raiden para defender a terra da invasão da Exoterra que é comandada por Shang Tsung e o Imperador Shao Kahn,
porém aqui foi dada atenção a muitos pequenos detalhes que deixam a história muito boa de ser acompanhada, mostra por exemplo como o Kabal foi queimado, como o Jax perdeu seus braços e até como Liu Kang morreu(não isso não é spoiler, pois se não sabem que tem até versão zumbi dele em jogos anteriores).

Torre dos desafios

E onde o bicho pega. O negócio é longo e difícil hein!

Com desafios que vão do #1 ao #300, você também não escolhe com quem joga, com excessão do desafio #300.
As missões vão das mais esquisitas e engraçadas como “Você só pode ganhar jogando seus membros no oponente”, “Mate Mileena e defenda seu direito de não gostar de camisolas” e “Enfrente essa horda de zumbis apenas jogando o chapéu de Kung Lao”
até as mais díficeis e sem noção como “Esquive-se dos ataques pois Goro te mata se tocar em você”, “Enfrente 3 Shao Kahns com apenas uma barra de vida”, fora outros extremamente sem noção como o último que é enfrentar Goro, Kintaro, Mileena e de surpresa um Shao Kahn, tudo isso com a mesma barra de sangue.
Falando parece até fácil, mas quero ver fazer essa jossa toda.
É nesse modo que você encontra o Sub Zero e o Scorpion com suas roupas clássicas!
Pena que elas só podem ser ativadas via DLC. (Ponto negativo, assumo!)

Roupas clássicas que podem ser vistas na Torre dos desafios.

 

Nekrópole e Kripta

Essa é a sessão onde você pode ver as bios dos personagens, alguns rascunhos de fatalities e vários artworks.
É onde você troca as koins pelos códigos para versus, roupas adicionais e fatalities, pois cada personagem com apenas um fatality aberto.
Caso você tenha os comandos para executar o fatality, o mesmo poderá ser executado sem problemas e será adicionado a lista de golpes do personagem.
As koins você consegue conforme joga, zera o jogo, passa a torre dos desafios ou mesmo executando um fatality.

Gráficos

Com o ambiente 2,5D (gráfico 3D e movimentação 2D), os gráficos não deixam a desejar, os personagens vão sofrendo danos conforme a luta, sim você vê coxa ralada, olho roxo e chegam a ficar com ossos expostos.
As telas estão com bons gráficos, na minha opinião a tela do Coliseu do Shao Kahn poderia ser usada como exemplo para os jogos de futebol que usam torcida de papel.
Ta forcei a barra, a platéia não é o que chama a atenção, mas ainda assim é melhor do que as torcidas de papel! =P
Os personagens estão bem detalhados e cada um vem com uma roupa extra, tirando a Mileena que tem uma terceira roupa e os personagens que tem roupa por DLC.

Kahn’s coliseum

Jogabilidade

Claro que tem uns bugs animais e mentirosos, mas se não tivesse eu não acharia tão bom,
vai dizer que você não gosta de se aproveitar de uns bugs de jogos de luta pra tirar uma vantagem?
A jogabilidade ficou muito boa, os comandos básicos são dois botões para soco, dois botões para chute, um para agarrão e outro para defesa, mais algumas combinações como por exemplo para executar os golpes raio-X que são animais por sinal.
Temos também o modo de luta em duplas, basta apertar um botão para trocar de personagem ou você pode execucutar um kombo e finalizar com o botão de troca, seu segundo char já entra na luta arrebentando.
Uma barra de especial foi inserida para que você possa usar seus golpes com mais força ou executar um kombo breaker

Os fatalities, ahhhh os fatalities, que coisa linda é ver o Reptile arrancando tripas, Kung lao partindo nego no meio, Jax enterrando o oponente no chão e chutando sua cabeça depois.
São tantas opções que eu até me perco na hora de falar qual o melhor, o sistema de fatality é o mesmo dos bons e velhos MK(entenda “Bom e velho MK” como MK1 ao MK3 Ultimate e talvez uma pitada do MK4), após ouvir o finish him(her) você fica a determinada distância e executa uma série de comandos e assiste a sanguinolência rolando.
Isso serve também para executar os babalities que são muito engraçados com os personagens bebês tentando executar suas ações normais.

 

Modo arcade

Com 26 Está idêntico ao modo antigo que você escolhe um personagem e vai subindo a torre conforme vence seus oponentes até chegar nos últimos desafios que são Shang Tsung, Goro ou Kintaro e finalmente Shao Kahn.
É nesse modo que podemos fazer as conquistas de enfrentar as lutas secretas com Noob Saibot, Jade, Smoke e Reptile.

As lutas por padrão vem em melhor de três, podendo ser alteradas para melhor de um round ou melhor de cinco.

Após você matar Shao Kahn tem um final para cada personagem naquele estilo de imagens estáticas que muda apenas a legenda,
mesmo que alguns finais sejam meio viajados demais, essa parte vale a pena pela história contada e olha que algumas são bem viajadas,
por exemplo o final do Kano que consegue dominar todos os computadores do mundo com o seu olho cibernético e é preso pelo Jax em um mainframe da CIA(WAIT…WHAT?1!? HAHAHA).
O modo arcade também pode ser jogado em dupla, você controlando os dois jogadores ou você controlando um personagem e seu amigo outro.

Som

O som está impecável, as vozes dos personagens estão muito bem encaixadas, com destaque para a voz do Quan Chi.
Antes de uma batalha no modo versus é possível executar um código, daqueles clássicos mesmo onde são ativados os sons de socos e chutes antigos, como os de MK3!
A trilha sonora está muito boa, nas telas clássicas é possível escolher a musica clássica, as músicas novas também não fica para trás e completam o clima da luta.

Não preciso comentar dos gritos longos que duram mesmo depois de arrancar a cabeça do oponente falei?

Se você ainda não jogou, já sabe o que está perdendo!

 

6 COMENTÁRIOS

  1. gente              o                meu          tiu              tem      mortal                      kombate  9        para      ps3

  2. caio       jose;       ainda      eu      sou       uma      crianca   e     ainda      eu    tenho      8     anos,               esse     mortal      kombate    9     e    demais    pena     que   nao   tem    para       ps2

  3. Joguei achei muito bom! Mas sobre a morte do Liu Kang, vc está errado, essa hitória é completamente diferente dos outros jogos, porque se passam todas as histórias e na ultima antes de morrer o Raiden manda um sinal pro Raiden do passado, para tentar mudar a história do Mortal Kombat, essa é uma história totalmente nova, nao tem nada a ve com as outras. Eu terminei a Modo História e pelo que vi, haverá continuação.

  4. pra quem é fã, não tem jogo melhor…
    até alguns golpes e fatalities são executados com comandos antigos…
    recomendo 300%…

Comments are closed.