Não é de hoje que o Facebook é visto como uma plataforma para alguns bons aplicativos e jogos interessantes. Os social games, como a gente costuma falar, na maioria da vezes são ótimos passatempos para quem passa seu tempo acompanhando a rede social mais utilizada do mundo. E aproveitando esse sucesso, alguns jogos se destacam com facilidade apenas pela integração com usuário ou por ter um estilo – ou podemos dizer… jogabilidade? – que agrada a todos. E esse é justamente o caso de Marvel: Avengers Alliance, que reúne vários personagens famosos (outros nem tanto para quem não acompanha) do universo Marvel.
Quem já se aventurou em algum jogo no Facebook já tem uma noção de como funciona: é o típico jogo que depende não apenas de você para prosseguir em seus objetivos. Chame seus amigos, troquem presentes, e nesse caso você ainda pode “summoná-los” para a batalha e dar uma forcinha… ou uma força e tanto se seu amigo estiver em um level igual/acima do seu.
A história por trás de Marvel: Avengers Alliance é simples e funcional para um jogo social: você é um agente da S.H.I.E.L.D., a agência super secreta comandada por Nick Fury (famoso personagem do universo Marvel) que coloca você em missões para garantir a segurança no país. Obviamente não é tão simples quando vilões aparecem, e é aí que entram os heróis para lutar ao seu lado. O jogo, que é divido em capítulos (que até agora tem nove de dez liberados), apresentam pequenas histórias com Nick Fury lhe explicando o que está acontecendo e sua missão, junto com o Homem de Ferro e outros heróis dando suporte para o que você deve fazer, criando assim uma equipe contra inimigos poderosos – quem diria, você liderando uma super equipe!
A jogabilidade de Marvel: Avengers Alliance não é nada complicado, dependendo somente do seu mouse para escolher as opções de ataque, compra e etc., e segue o estilo de batalhas por turnos. Na hora de enfrentar os chefes normalmente se é obrigado a utilizar um personagem que tem relação com o inimigo – como já não leio mais nada de HQs, teve muitos que não entendi. Já os mini-chefes dão a opção de usar um personagem que você não possuí, então é uma ótima oportunidade de não gastar seus pontos de comando comprando um personagem ruim para a sua equipe. Isso ajuda muito durante o jogo, que possui um sistema interessante de estilos de personagens que categorizam entre ser mais aptos para lutas, jogadas táticas ou defesa, tornando alguns personagens mais efetivos contra outros.
Seus heróis além de lutar ao seu lado são enviados a missões extras, que lhe renderão mais itens tanto para a batalha quanto dinheiro e equipamentos. Também são utilizadas dois tipos de moedas, ouro e prata: com o ouro você pode comprar os equipamentos de classe superior aos que se conquistam com a prata, que você ganha em batalhas, visitando seus amigos do jogo e com os aviões para fazer missões. Estes aviões também podem ser evoluídos ganhando cada vez mais moedas, e para melhorá-los há duas maneiras: a primeira é chamar seus amigos para serem tripulantes e a outra é pagando com ouro para que um agente vá no lugar do seu amigo, a moeda prata basicamente serve para melhorar itens, pesquisar novos itens e ‘upar’ seus personagens. Você também ganha moedas a cada nível atingido e, por ser um jogo social, você também tem a opção de comprar um grande número de moedas com dinheiro de verdade.
Se para criar seu personagem há poucas opções, limitando você a apenas escolher a face, cabelo e sexo do personagem, as suas melhorias e de seus outros heróis dependem de vários fatores no jogo, que vão desde pontos de habilidade ganhos conforme você evolui durante as missões efetuadas, ou pelas pesquisas feitas, que funcionam como uma compra de habilidade e dependem de um tempo específico para ganhar. Isso lhe dá a opção de adicionar cristais especiais (comumente encontrados durante as missões) em slots na roupa e equipamentos do seu personagem e de outros heróis de sua equipe.
O jogo também possui o modo PVP, que é bem divertido, com batalhas randômicas com os personagens sendo nivelada pelo seu level. Uma pena não poder desafiar diretamente seus outros amigos, e isso é o principal ponto negativo. A pouco foi melhorado o sistema dando mais experiência e motivos para detonar outros jogadores, a aquisição do personagem Deadpool é um ótimo incentivo, basta lutar 100 vezes e ficar entre os 1000 melhores… fácil, né?
Até o momento tem 39 personagens e de tempo em tempo são lançados novos para comprar ou para ganhar nos eventos realizados, que, diga-se de passagem, para quem não investe dinheiro de verdade fica bem difícil adquiri-los. Atualmente foram expirados os personagens Harpia, Frost e Magia, quem conseguiu se deu bem, e já temos outros bloqueados para conquistas em quests de PVP e outra na Missão Secreta, que abre pelo tempo de 30 dias para adquirir estes personagens especiais. Na missão secreta temos neste momento o Motoqueiro Fantasma e no PVP o Deadpool.
Os gráficos do jogo são razoáveis, já que para um jogo social desenvolvido em Flash para o Facebook não é pra se esperar muito, porém eles deram um jeito bem bacana para adicionar uma movimentação dos personagens, tornando um jogo visualmente bonito. O som é fraco e muitas vezes chato, já que não há uma trilha sonora específica para ele (aliás, nunca vi um jogo no Facebook que tenha uma trilha sonora que preste), portanto tiro o áudio por opção. O jogo já tem tradução para o português, mas muitas vezes com erros e com uma demora quando são lançados novos capítulos.
Marvel: Avengers Alliance é uma ótima opção para quem não pode e não quer investir em jogos de outras plataformas, seja por falta de tempo ou dinheiro. Tire o preconceito gamer sobre jogos sociais e se divirta com seus amigos, o meu próprio preconceito acabou quando me vi sem tempo para jogar e sem dinheiro para comprar consoles e jogos. O resultado são horas me divertindo com um jogo simples e bem bacana. Fica a dica, espero que tirem um bom aproveito!