Castlevania Lords of Shadows é um game desenvolvido pela Mercury Steam em parceria com a Kojima Productions (Sim, a mesma do Metal Gear Solid) e foi designado para o Xbox360 e PlayStation 3, sendo que no Xbox360 o game contém 2 DVDs. A Kojima Productions tomou parte da história e design de personagens enquanto o resto ficou a Mercury Steam, e seu publisher é nada mais, nada menos que a Konami.

A príncipio, baixamos a demo no PlayStation 3 para ter uma idéia de como estaria o jogo, e caramba! Decepcionei-me porque ainda tinha esperanças de um Castlevania com um pouco menos de elementos do God of War, e a demo passou para mim um ar de God of Vania, e ali na demo não estava nem metade do poder de gráficos e cenários que o jogo se mostrou mais para frente.

Então, pegamos o game na versão para Xbox 360, ficou um tempo parado porque para mim, era o God of Vania, mas enfim resolvi jogá-lo! Passei a parte da demo novamente e me abriu um World Map, gostei. Entrei no primeiro capitulo, e cada capitulo tem certo numero de partes, fui passando as partes, prosseguindo no game normalmente e comecei a perceber que só a primeira visão o jogo estava bem parecido a God of War, quem jogou os antigos Castlevanias, vão notar bastante elementos marcantes, como a exploração intensa, não falando que os outros jogos de aventura tem uma exploração escassa, mas esse Castlevania está me oferecendo diversos caminhos, diversos mesmo.

A cada final da parte que você joga (ou tela) mostra a porcentagem que você fez, e eu jogando tentando explorar ao máximo, fiz em média em todas as telas até agora 60% a 70%, e todos os capítulos tem a porcentagem máxima de 110%.

Outro elemento que me lembrou dos antigos foi além da exploração intensa, os itens escondidos, ou itens que você vê e estão fora do seu alcance, porque você não tem tal upgrade para conseguir pegar o item secreto agora. E o jogo contém alguns itens e armas dos antigos Castlevanias, como Dagger, Fairies, Holy Cross e etc.

O jogo não está pura ação ou puro sangue, os inimigos estão moderados, você pode ter seu tempo suficiente para explorar e não terão inimigos dando respawn infinito. Sangue há bastante, inevitável para um Castlevania, mas o foco do jogo está mesmo na história do game, que alias, falaremos agora dessa história.

A história do jogo conta a vida de Gabriel, um órfão adotado pela Irmandade da Luz, que adotou o estilo de luta dos Belmont, com chicote e tudo mais, e após ter se familiarizado tão bem e tão rápido com esse estilo, teve seu nome agora mudado para Gabriel Belmont.

Depois de tempos treinando e treinando, Gabriel agora procura por uma pessoa conhecida por Pan, no “Lake of Oblivion”, porque ele conta a Irmandade que sonhou que sua falecida mulher iria lhe passar uma mensagem dos céus para salvar o mundo, que agora estava sob poder absoluto da escuridão, então ele tem de encontrar sua mulher em Lake of Oblivion. Ele encontra um Titan de gelo no lago, caso você tenha jogado “Shadow of the Colossus” terá uma certa facilidade em matar estes Titans, um desafio que usa os mesmos procedimentos para vencer dele que os Colossus de “SotC”.

Gabriel sucede em atravessar o lago e contata a sua mulher, ela informa que, quem tem o poder para tirar o mundo da escuridão são os “Lordes das Sombras” (Lords of Shadow), e então ela desaparece, e um colega da Irmandade da Luz aparece para informar mais ainda Gabriel sobre esses Lordes, Zobek. E então a história vai se desenrolando a partir desses dois.

O que joguei até agora estive me surpreendendo bastante com a história e suas reviravoltas, até agora para mim, o melhor enredo de Castlevania (o que não era difícil de fazer já que os outros Castlevanias terem enredos muito bons, porém simples).

Tanto ao gameplay, bem, é difícil algum jogo tentar fazer algum tipo de sistema de combate diferente hoje em dia para o tipo de jogo, então o gameplay é andar e dar chicoteadas, baby, com alguns adicionais dos poderes e relíquias que você pega de outros personagens, deixando o gameplay bem interessante foi a Light Gem e a Shadow Gem, a Light ao você ativar, quanto mais hits você der em inimigos seu sangue se recupera, e a Shadow ao você ativar, mais hits mais dano nos inimigos, e claro que cada uma delas tem tempo limitado, que pode ser aumentado contanto que você ache seus upgrades fazendo a exploração dura. E não são apenas essas duas, tem mais!

Você recolhe experiência dos inimigos que você mata, e também de puzzles que você resolve, e com isso você pode dar muitos upgrades, muitos mesmo, acho que é a lista de upgrades mais extensa que já vi você pode fazer upgrades até para as montarias que você consegue ao longo do jogo.

A conclusão é de que o jogo é uma bela mistura de jogos de hoje em dia, mas que continua nem que seja um pouquinho com sua marca Castlevania! No jogo há até suas partes para escalar Uncharted da vida e com uma história cheia de surpresas! É isso, para mim um dos melhores jogos da geração até agora e também um dos mais bonitos. Até, galera!