Mal foi lançado, e já foi embora. The War Z, da Hammerpoint Interactive, foi retirado do Steam. O motivo foi a acusação de propaganda enganosa do jogo por parte dos usuários da plataforma que, ao adquirirem o jogo, viram que não era nada daquilo que esperavam.

A premissa de The War Z em seu anúncio era a de um MMO com zumbis em um mundo pós apocalíptico, mas para a surpresa dos jogadores nada mais é que um FPS onde dois grupos se enfrentam. Anteriormente, o jogo era anunciado que não teria limite de jogadores, mas na prática suporta até 50 por partida. Ainda existem várias controvérsias sobre The War Z, e uma das maiores críticas dos usuários no Steam foi a de que o jogo ainda esteja em fase beta, ou seja, incompleto. Jogabilidade, dificuldade, cenário e gráficos lideram as discussões do jogo.

A Valve, empresa por trás do Steam, decidiu remover o jogo da plataforma, conforme anunciaram recentemente: “Pedimos desculpas por isso e removemos o jogo de nossa plataforma temporariamente, até que tenhamos tempo para uma nova versão. Os usuários que compraram o jogo e ainda pretendem jogar via Steam poderão fazê-lo, os que estiverem insatisfeitos podem solicitar o dinheiro de volta em nossa página de suporte”.

A Hammerpoint e a distribuidora Aktos não se pronunciaram sobre o ocorrido. Apesar de muitas críticas, The War Z era muito esperado, e desde o seu teste beta aberto ao público dese outubro, recebeu boas críticas de jogadores. O problema, talvez, foi a promessa de um jogo que não cumpre o esperado, mas não perde a diversão.