Se a Sony já possui uma patente de bloqueio de jogos usados para seu novo console, a Microsoft também não vai ficar atrás. Em uma publicação da última edição da revista britânica Edge, rumores apontam que o novo Xbox exigirá conexão à internet para jogar e irá reconhecer se a mídia do jogo já foi utilizada em outros consoles, bloqueando então o uso de jogos usados.
O funcionamento do bloqueio será de forma semelhante ao da Sony: o jogo, que possui um código de ativação, será reconhecido no momento da sua leitura, registrando o uso a um único console. Caso seja feita a leitura em um outro aparelho, ele reconhecerá que já foi registrado e impedindo assim a execução do jogo. Além dessas informações, o novo console terá uma versão melhorada do Kinect, vendida junto com o aparelho, e também vai utilizar mídia Blu-ray para os seus jogos. A Xbox Live agora será parte integrante do console para a experiência do jogador.
O que parecia ser boato a respeito das especificações, aparentemente foi confirmado pela Edge: o novo console possui processador de 8 núcleos AMD operando a 1,6 GHz, suporte ao DirectX 11.1 e 8GB de memória RAM DDR3.
Ainda não há nenhuma informação a respeito do anúncio do novo console da Microsoft, que deve aparecer antes ou durante a E3 2013.