Semana passada noticiamos que o designer e programador Josh Goldberg criou uma versão de Super Mario Bros em HTML5 para navegadores, o site FullScrenMario.com. Porém, ao contrário da gente, a Nintendo não gostou nada da novidade.

Segundo o site Nintendo Life a empresa japonesa quer o jogo fora do ar alegando infração de direitos autorais, já que Goldberg  utilizou sons e imagens da versão original. Se as leis de copyright nos Estados Unidos (país do jovem designer) nunca tivessem sofrido alterações, o prazo de proteção máximo seria de 28 anos e Mario, registrado em janeiro de 1986, cairia em domínio público dentro de alguns meses.

Porém legislação de proteção à propriedade intelectual nos Estados Unidos já teve seu prazo estendido algumas vezes, em uma série de mudanças que renderam o apelido Lei do Mickey por ocorrerem sempre que o roedor da Disney está prestes a se tornar de domínio público. Atualmente, ele é de 95 anos.

Infelizmente, caso a Nintendo realmente processe Josh Goldberg e retire o FullScreenMario do ar, estará interrompendo um processo interessante de criação coletiva de fases e acabando com o acesso de bom conteúdo Open Source para estudantes e curiosos sobre programação. E destruindo também um dos melhores motivos para procrastinação que a internet já nos deu.