Publicamos ontem a notícia de que o Playstation 4 tinha recebido, em apenas 2 semanas de seu lançamento, um jailbreak que possibilita a leitura de software não autorizados e jogos piratas. Muita gente achou fantástico – não pela pirataria em si, mas pela rapidez em encontrarem uma falha no sistema – mas tudo indica que essa informação é completamente falsa.

No dia 30 de Novembro, o grupo hacker Reckz0z publicou via Twitter um link com o procedimento do jailbreak, explicando que isso se deve pelo fato do sistema operacional do console ser baseado em um sistema open source, e que funciona apenas se já tiver instalado o patch de atualização conhecido por Day One. Para isso, seria necessário baixar arquivos específicos para seguir o procedimento.

Para muitos, o primeiro problema aparece aqui: os links dos arquivos publicados no site DepositFiles sequer existem. A razão em acreditar nisso é que o site de distribuição de arquivos dá esta informação mesmo se o endereço for inválido ou inexistente. Faça o teste com a gente: coloque esse link (que inventamos agora) após o /files/ do endereço e veja o que acontece (ou clique no link): http://depositfiles.com/files/bonusstage.

Muitos usuários – e inclusive outros sites especializados – tentaram fazer o procedimento e ninguém obteve sucesso. Mesmo se conseguissem, ninguém sabe como os jogos pirateados seriam lidos. O tutorial publicado não dá nenhuma informação e sequer existe pela Internet a distribuição de arquivos dos jogos para efetuar testes.

Outro grande motivo é a publicação de uma suposta imagem onde o perfil da Playstation no Twitter conversa via mensagens diretas com o perfil do grupo. É de conhecimento de muitos que a Sony não utiliza o Twitter para conversas, principalmente quando se trata de algo que venha prejudicar algum de seus produtos, e a própria Sony não se pronunciou (ainda) a respeito do suposto jailbreak. Apesar não terem informações de contato com os responsáveis, a Sony tomaria outro procedimento – é só lembrar do caso do desbloqueio do PS3 quando George Hotz anunciou o jailbreak do sistema e a atitude tomada pela empresa.

O caso do desbloqueio de GeoHotz também é outro que indica o falso desbloqueio do PS4: O Playstation 3 demorou anos para ser desbloqueado devido ao complexo sistema que possui, o que nos faz acreditar que a Sony não seria tão segura em ter um sistema fácil de ser ‘quebrado’.

Todos esses indícios mostram que o grupo hacker só quis chamar a atenção com essa informação, e apenas isso. Acreditamos no potencial de muitos hackers (e até o do próprio grupo?) e não nos impressiona que um dia consigam desbloquear o sistema. Mas com constantes atualizações para evitar qualquer vulnerabilidade, é melhor esperarmos sentados. E de preferência jogando.

E você, o que acha do suposto desbloqueio do Playstation 4? Comente!