Morreu nesta quinta feira (19), em decorrência de uma pneumonia, o ex-presidente da Nintendo Hiroshi Yamauchi, aos 85 anos. Yamauchi presidiu a empresa entre 1949 e 2002, e ocupou o conselho da gigante dos games até 2005, sendo o responsável pela criação da divisão de videogames da Nintendo.

Quando assumiu a empresa, na virada da década de 40 para 50, a Nintendo ainda era uma fabricante de cartas de baralho. Yamauchi diversificou os negócios da empresa em ramos como brinquedos, hotelaria e táxis, mas será lembrado principalmente por estar a frente da Big N no final da década de 70, quando a companhia entrou para o então novíssimo mercado de games.

hiroshi_yamauchi2
O visionário ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, responsável pela ascensão da empresa como uma das maiores companhias de videgames do mundo.

Durante a administração de Yamauchi aconteceu a contratação de Shigeru Miyamoto, criador de franquias de sucesso como Donkey Kong, Mario e Zelda, que levaram a empresa para fora do Japão e consagraram a Nintendo como uma das marcas mais queridas do mundo dos games.

Hiroshi foi substituído por Satoru Iwata, que preside a empresa atualmente. Fica aqui nosso agradecimento e respeito a esse empresário visionário que possibilitou tanta diversão para gamers do mundo todo.