Após diversos rumores a respeito, a Microsoft anunciou hoje que está comprando a Mojang, o estúdio responsável por Minecraft. O preço é exorbitante: 2.5 bilhões de dólares. Junto com o anúncio, a própria Mojang publicou em seu blog que os fundadores – incluindo Markus “Notch” Persson, o criador de Minecraft – estão deixando a empresa.

No comunicado, a Mojang diz que o motivo da venda são as decisões de Notch, cujas intenções nunca foram a de transformar Minecraft em um sucesso que é hoje: “Ele decidiu que não queria a responsabilidade de ter uma companhia com uma significância global. Nos últimos anos ele se esforçou para trabalhar em projetos menores, mas a pressão por ter Minecraft foi muito para ele. A única opção foi vender Mojang”, diz o comunicado.

Notch, em seu blog pessoal, admite a pressão por trás da criação de Minecraft: “Assim que tudo for finalizado, deixarei a Mojang e voltarei às (game jams) Ludum Dares e pequenos experimentos. Se acidentalmente fizer algo que ganhe tração, eu provavelmente abandonarei imediatamente”.

“Não é sobre dinheiro. É sobre minha sanidade”, finaliza.

Phil Spencer, presidente da divisão da Xbox, também falou a respeito da compra, e garante que, mesmo sendo parte da microsoft, Minecraft continuará o mesmo em todas as plataformas. “Minecraft adiciona muito em nosso portfolio de títulos, e nos ajuda a atingir um público de diversas plataformas”, disse.

Elefante branco?

Minecraft já vendeu mais de 54 milhões de cópias nas mais diversas plataformas – que vai desde o PC, onde tudo começou, até smartphones – e a grande dúvida sobre a compra é: o que a empresa de Bill Gates ganha com isso?

Mesmo lançado a 5 anos, Minecraft hoje é um dos jogos mais populares no mundo. Basta procurar no YouTube a quantidade absurda de canais dedicados apenas ao jogo, onde jogadores dedicam horas e horas em suas criações. Se hoje Minecraft já é usado até mesmo como forma educativa, as possibilidades são ainda maiores. Em primeira instância, é atrair um público maior às suas plataformas.

Se para Notch se trata de sanidade, para a Microsoft é sobre popularidade.