Um dos destaques do ano passado, Bastion vai sair para o iPad de Segunda e Terceira Geração. Por enquanto o lançamento se resume a AppStore da Nova Zelândia, mas estará disponível ao redor do mundo a partir de 30 de Agosto.

O jogo custará US$4,99 e sua jogabilidade está otimizada para a tela Retina do iPad de terceira geração, transformando um jogo que já era bonito graficamente em “state-of-the-art” para a tela gigante. A escolha para esses dois dispositivos foi em vista de uma melhor qualidade de imagem para o gamer. O jogo não será portado para o iPhone/iPod Touch por causa da tela reduzida, que certamente diminuiria a experiência ingame.

De acordo com os desenvolvedores, o jogo não contará com In-App Purchases – apenas um link para a trilha sonora disponível no iTunes – e também não terá uma versão Demo, para não confundirem os consumidores.

Para você que já jogou Bastion, qual é a grande novidade que justificará a compra do jogo? Os devs disseram que tudo que existia nas versões anteriores (para Steam e XBox Live), como as narrações, músicas, artwork e gameplay. A mudança também será na resolução, para que os usuários joguem em 4:3 Aspect Ratio (ao invés de ser 16:9). O gameplay foi refeito, voltado para o sistema de touch-screen, sem o uso de direcionais “flutuantes” na tela. Caso esse tipo de jogabilidade não te agrade, você pode mudar a configuração para o sistema antigo.

E essa versão de Bastion já contará com a sequência do Stranger’s Dream, que nas versões anteriores era conseguido através DLC. Incluíram também o “No-Sweat Mode”, que libera vidas infinitas.

Agora, de acordo com o preço, a rigor o novo preço foi feito pensando em outros jogos de excelente nível para o iPad, e eles não pensam em nenhum corte nos preços das outras versões.

Segue o vídeo do trailer do jogo no Youtube.

E o link da versão do iPad de Bastion para a AppStore Nova Zelândia: Bastion AppStore New Zealand e ele custa $4,99.