Marcada para iniciar às 13h, a Microsoft iniciou a E3 com sua conferência, apra a alegria dos fãs, mostrando as novas possibilidades para o Xbox 360 e seu Kinect. Logo de início, o gameplay de dois jogos já anunciados anteriormente: Call of Duty: Modern Warfare 3 e Tomb Raider. Com gráficos surpreendentes, Modern Warfare 3 mostra uma (possível) Nova York destruída pela guerra, com direito à muito tiroteio em uma suposta guerra onde o jogador já começa sua missão em um navio. Com uma jogabilidade próxima dos jogos anteriores, destaque maior ao conteúdo exclusivo que os jogadores de Xbox 360 terão inicialmente.
Já o novo Tomb Raider, desta vez com a mão da Square Enix, empolga e surpreende os fãs com sua qualidade gráfica e visual, que mais lembra um filme de ação com suspense. Apesar de não ser uma forma inovadora, o jogo mostra uma jogabilidade interessante na pele de Lara Croft.
Outros títulos como Gears of War 3 (apresentados pelo criado Cliff Belzsinsk e o rapper Ice-T), Ryse, Ghost Recon: Future Soldier, Forza Motorsport 4 e Mass Effect 3 também foram destaque
A principal característica da conferência da Microsoft foi marcada pelo tão famoso Kinect, que dominou a apresentação.
Apresentando uma nova dashboard para o Xbox 360, será possível controlar o video-game por voz. Porém, a grande novidade para o console é a parceria feita pela Microsoft com o Google, onde o conteúdo do YouTube estará disponível para os assinantes da Xbox Live. Nos EUA e em outros países os jogadores poderão, em breve, assistir à diversos canais de televisão através da Live.
Se já não bastasse o Kinect apresentando novas funcionalidades, novo aplicativos também apareceram para fazer graça, como o Kinect Fun Labs, onde possibilita ao jogador pequenas diversões, como desenhos em 3D graças ao aparelho, ou a criação de avatares utilizando o Kinect – basta que o aparelho tire uma foto do usuário e ele cria automaticamente o seu avatar. Apesar de pouco interessante, muitos gamers acharam a idéia batida, já que a Nintendo já utiliza dessa fórmula com o seu Nintendo 3DS e a criação de seus Mii’s.
Ainda no Kinect, foram anunciados Kinect Sports Season 2 – para muitos, uma cópia do velho conhecido Wii Sports, da concorrente Nintendo – e o jogo Dance Central 2. Apesar de não ter empolgado muito, esses lançamentos mostram que o foco da Microsoft agora é para um lado mais casual e para um público mas infantil e familiar. Prova disso foram os anúncios de “Sesame Street: Once Upon a Monster” e “Kinect Disneyland Adventures”, onde os (pequenos) jogadores poderão se divertir com os personagens da Vila Sésamo e visitar a Disneylândia, respectivamente.
Alguns outros títulos também ganharam destaque para o Kinect, mas ainda existem muitas interrogações, apesar de empolgar muitos gamers. Mass Effect 3, Ryse, Ghost Recon: Future Soldier, Forza Motorsport foram apresentados ao público, e todos terão suporte para o aparelho. Outro título que mostrou um bom potencial mas não empolgou foi Kinect Star Wars, onde o jogador poderá reproduzir desde ataques com sabres de luz ao uso da Força durante o jogo.
Para os ‘hardcores’, alguns títulos empolgaram. Gears of War 3 foi apresentado pelo próprio criador da série, Cliff Bleszinsk, e o rapper Ice-T (O detetive Finn Tutuola de Law & Order: SVU), que participou da produção do jogo emprestando sua voz a um personagem. Apesar de já ser conhecido, Gears 3 mostrou o ‘horde mode’ e uma jogabilidade interessante. Porém, o campeão da noite foi o título exclusivo Halo que ganhou destaque para alegria dos fãs: será feito um remake em alta definição do primeiro jogo, que será lançado em 15 de Novembro em comemoração de 10 anos da série, e “Halo 4”, iniciando uma nova trilogia e a volta de Master Chief.
De uma maneira geral, a Microsoft esse ano esteve em desvantagem por não apresentar um novo console e apostando em um novo público com jogos casuais direcionados ao Kinect. Apesar de ótimos títulos a serem lançados, a Microsoft promete bastante para o Xbox 360.
Colaboração especial do amigo @Animalle que acompanhou as conferências da E3 durante todo o dia.