A Valve, empresa por trás da Steam, prometeu anunciar nesta semana três novidades que irão alavancar a expansão do Universo Steam em 2014. As 14 horas (horário de Brasília) de ontem, a primeira foi revelada: o SteamOS, sistema operacional baseado em Linux que segundo a empresa deverá combinar “ arquitetura rígida do Linux com uma experiência de jogar criada para o grande ecrã.”

Com esse anúncio a Valve deixa claro que quer expandir o alcance de seus produtos para além dos computadores pessoais, ocupando agora o que chama de computadores da sala de estar. Mas o que podemos esperar dessa inovação?

O que é e para que servirá o SteamOS?

O SteamOS é um sistema operacional voltado para acessar os recursos da Steam na sua televisão. Terá download gratuito e por ser desenvolvido em Linux será aberto para customizações por parte dos distribuidores de conteúdo e produtores de hardware, o que pode incentivar os fabricantes a adotarem o SteamOS como sistema operacional padrão (de forma semelhante com o que acontece com o Android atualmente).

Quais serão as funcionalidades desse novo recurso?

A Valve anunciou quatro principais funcionalidades do SteamOS:

Streaming caseiro: vai possibilitar que você transmita os jogos do seu computador pessoal para o aparelho ligado à TV, usando sua rede caseira.

Música, TV e filmes: além de jogos, o novo sistema operacional da Valve reproduzirá outros formatos de mídia. A Valve já anuciou a integração com o Spotify e a grande expectativa atual é em torno de uma parceria com o Netflix, recentemente consagrado no Emmy por sua produção House of Cards, o primeiro prêmio dessa grandeza conquistado por uma série online. Essa possível parceria sugere um meio termo interessante entre a flexibilidade do streaming de vídeos na web e a qualidade técnica e alto custo de produção da TV tradicional, e pode se tornar um  formato comercialmente forte de distribuição e consumo de mídia nos próximos anos.

Partilha familiar: O recurso de compartilhamento de jogos da Steam já havia sido anunciado este mêsEssa funcionalidade também estará presente no SteamOS.

Opções familiares: Ao contrário dos computadores pessoais, os aparelhos de TV costumam ser utilizados por vários membros da família que moram em uma mesma casa. O SteamOS trará opções de privacidade que permitirão escolher com quais usuários compartilhar sua biblioteca e que irão facilitar o controle dos pais a certos conteúdos acessados pelas crianças da casa.

E afinal, o que a Valve pretende com isso?

Ano passado a Valve anunciou a interface Big Picture, adaptada para televisores e joysticks. Agora com o SteamOS, a empresa deixa ainda mais claro o seu interesse em ocupar também os aparelhos da sala de estar. Sabendo que os tais “computadores de sala” não são lá muito comuns ainda, tudo parece indicar que a Valve pretende entrar nesse mercado lançando um hardware próprio, o famigerado e misterioso “Steam Box”. A imprensa especializada aposta que esse será um dos anúncios dessa semana.

Caso essa expectativa se concretize, a Valve estará entrando na briga acirrada do mercado de consoles, com potencial para disputar seu território com preços competitivos e um grande acervo de games indies.

O próximo anúncio da empresa está agendado para as 14 hs de amanhã, horário de Brasília.

 

Comments are closed.