Se você tentou jogar o seu Playstation ou Xbox durante o Natal e não conseguiu se conectar em seus respectivos serviços online, não se desespere (e não ligue para seu serviço de internet). Um ataque hacker derrubou os serviços da Xbox Live e Playstation Network, impossibilitando qualquer tipo de conexão por volta das 15h.

Recentemente, o Polygon informou que, há cerca de um mês, dois grupos hackers vinham se organizando para os ataques em ambos serviços em uma disputa entre os dois grupos, levando até a uma entrevista com os líderes de cada grupo. Apesar de tudo, o grupo Lizard Squad assumiu a autoria dos ataques informando em seu Twitter.

lizard-squad-ataques

Não é de hoje que o grupo faz esses ataques. Desde metade do ano, já atacaram os servidores de jogo como League of Legends, World of Warcraft e Runescape. A forma de ataque utilizada é a conhecida DDoS, que consiste em diversos computadores acessarem simultaneamente os servidores das plataformas – no casos das plataformas, como se diversos usuários se conectassem juntos, ‘travando’ o sistema e impedindo demais acessos e conexões. Até o momento a Microsoft e a Sony não se pronunciaram a respeito. Durante a postagem da notícia, os serviços da Xbox Live já se encontravam normalizados.

 

[Atualizado 26/12 às 17:42] A Xbox Live já se encontra com serviço normalizado, porém a Playstation Network continua fora do ar. Ao que indica, a Sony está fazendo manutenções em seus servidores, e alguns usuários já relatam que conseguem acessar, mas com problemas de conexão.

Um acordo feito entre Kim Dotcom, criador do Mega Upload, com o líder do grupo Lizard Squad, em troca 3 mil contas premium do Mega Privacy, vem sendo a a causa dos fins dos ataques do grupo hacker, porém nada foi confirmado. Dotcom publicou em seu Twitter a conversa via mensagens diretas.