Assim como nos filmes, alguns jogos também conseguem ser bem assustadores e deixa muita gente apavorada. Aproveitando que hoje é Halloween, o Dia das Bruxas (ou seria o Dia do Saci por aqui?), preparamos uma lista de 10 jogos mais assustadores que você precisa jogar, e também tomar uns bons sustos…

 

10. Alone in the Dark (PC)

Quando Alone in the Dark apareceu em meados de 1992 para os computadores, muita gente trocou e copiou muitos disquetes – sim, disquetes! – para ver qual era a desse jogo. Não era pra menos: rodando no MS-DOS (o que é Windows?), Alone in the Dark foi um dos primeiros jogos em 3D a aparecer, e o pioneiro para a plataforma de survivor horror, que mais tarde inspirou jogos como Resident Evil e Silent Hill. Em 1916 um famoso artista cometeu suicídio por enforcamento, e o caso mais tarde foi esquecido pela polícia e pela população. Você joga na pele ou de um investigador policial ou da prima da vítima, e ao entrar em sua mansão em busca de pistas de sua morte (e também do piano da vítima… afinal, ele era um artista famoso), coisas sobrenaturais acontecem na casa, e é onde a ação começa. Inspirado nos trabalhos de H.P. Lovecraft, Alone in the Dark tinha seus momentos de tensão.

 

9. Parasite Eve (PSX)

Com um roteiro e gráficos impressionantes para a época, Parasite Eve é um dos melhores jogos que unem o gênero de survivor horror com RPG. Tudo começa em torno da policial Aya Brea, assistindo a uma apresentação de ópera onde em determinado momento todos os espectadores sofrem de combustão espontânea – menos Aya. Interrogando a cantora, descobre que EVE, uma espécie de parasita com poderes sobrenaturais, está dominando o corpo da artista. Aya descobre também que possui esse mesmo parasita, e usa dessa “oportunidade” para investigar uma série de acontecimentos sobrenaturais. Parasite Eve é um dos jogos mais famosos da era Playstation, ganhando posteriormente uma ótima continuação, e mesmo sem ser tão assustador assim, merece seu respeito: afinal, pessoas pegando fogo ao seu redor, ou virando geléia não é pra qualquer um.




8. Condemned: Criminal Origins (Xbox 360)

Condemned: Criminal Origins foi um dos primeiros jogos de terror pra atual geração de consoles. Lançado em 2006, o jogo não emplacou, mas é interessante: no papel do detetive Ethan Thomas, você busca por um serial killer e acaba aprisionado em um perigoso bairro – e as coisas começam a dar errado quando misteriosamente todos os habitantes da região tornam-se psicopatas sedentos por sangue, e inevitavelmente você precisa enfrentá-los. Armas de fogo são raridades, obrigando você a depender de pés de cabras, canos enferrujados e diversas ferramentas para sobreviver. O jogo tem uma dinâmica bem investigativa, dando ainda mais suspense à trama, além de inimigos que realmente não o querem por lá.

 

7. Resident Evil (PSX/ PC)

A Capcom descobriu a fórmula certa: que jogos de terror que envolvesse zumbis dão muito certo. Foi com Resident Evil, lançado em 1996 para Playstation e PC, que muita gente experimentou sua primeira sensação de medo ao jogar um videogame. Com uma equipe investigativa S.T.A.R.S. em uma cidade dominada por zumbis, Resident Evil teve várias outras continuações e virou até filme, além de ter personagens que fazem sucesso até hoje. Pode não ser o seu preferido, mas muitos consideram este o mais assustador de todos da série – com suas continuações, já estávamos acostumados com a idéia de tomar sustos com zumbis.

 

6. Silent Hill (PSX)

Um acidente de carro, sua filha desaparecida e uma cidade desconhecida: Assim começava Silent Hill, um dos jogos mais assustadores até hoje. Você é Harry Mason, que depois de bater contra algo desconhecido no meio de uma estrada, cai em um barranco com sua filha à bordo. É claro que você vai acordar e sua filha não estará lá, dando início à busca em uma cidade mal assombrada. Com muita neblina do cenário impossibilitando ver o que está acontecendo ao seu redor mesmo que de perto, além do ‘mundo’ mudar misteriosamente (em um momento aparentemente é um dia daqueles, em outro tudo torna-se caos, com sangue e destruição ao seu redor), com inimigos bizarros para te atrapalhar na busca por sua filha, Silent Hill sabe apavorar o jogador com sua ótima história e seu terror psicológico. Assim como Resident Evil, Silent Hill teve várias outras continuações – tão assustadoras como o seu primeiro – e também virou filme, talvez o mais fiel comparado ao jogo.

 

5. F.E.A.R (PC)

Quando F.E.A.R. foi lançado em meados de 2005, o jogo ficou famoso por precisar de uma boa configuração para poder jogá-lo. Não era pra menos: F.E.A.R (uma abreviação para First Encounter Assault Recon) tinha gráficos impressionantes para um jogo em primeira pessoa, e também sabia como assustar o jogador: quando uma corporação utiliza uma criança com poderes psíquicos para criar um exército em laboratório, nós temos certeza que eventos como esse não vai dar certo. Prepare-se para momentos bizarros, como salas com muito sangue, explosões misteriosas e… Alma, a criança sobrenatural que quer vingança.

 

4. Dead Space (Xbox 360/ PS3)

Espaço, seres bizarros parasitas de corpos e muitos sustos. Precisa dizer mais alguma coisa? Quando uma nave espacial é encontrada sem nenhum sinal de sua tripulação, você entra na pele de Isaac Clarke para investigar o que aconteceu. É aí que a contagem de sustos no jogo começa: ambientes escuros e silenciosos, aberrações que aparecem quando você menos espera – os famosos Necromorphs, corpos mortos que são reanimados por um organismo alienígena – e uma trama completamente envolvente. O jogo rendeu a continuação Dead Space 2, que é tão bizarra e assustadora quanto, e alguns spin-offs, além do já aguardado Dead Space 3.

 

3. Penumbra: Black Plague (PC)

A série Penumbra é realmente assustadora graças ao enredo confuso e cheio de puzzles para resolver e garantir sua sobrevivência.  Mas é com Penumbra: Black Plague que a série chega ao seu ápice. Em um cenário completamente aterrorizante, você enfrenta o medo e criaturas em um cenário cheio de puzzles, tudo pela busca de seu pai. Garantindo bons sustos, os gráficos são impressionantes, dando destaque à forma em como o jogador utiliza do próprio cenário para concluir desafios.

 

2. Fatal Frame (PSX)

Se você já assistiu filmes de terror japonês (como Ring-O, a versão original de O Chamado) e sabe como eles são especialistas em assustar o telespectador, Fatal Frame faz isso da mesma forma. Com um enredo assustador que envolve dramas familiares e tudo quanto é maldição, a protagonista do jogo depende de uma máquina fotográfica para enfrentar os inimigos: espíritos malignos. Com gráficos impressionantes e uma trilha sonora espetacular, a série Fatal Frame é sombria e assustadora, e um dos melhores títulos de survivor horror já criados – ainda mais quando, em seu lançamento, era divulgado ser ‘baseado em fatos reais’…

 

1. Amnesia: The Dark Descent (PC)

Desenvolvido pela Frictional Games (a mesma da série Penumbra), Amnesia é o tipo de jogo que te faz pensar duas vezes antes de jogar. Em um castelo, e com um protagonista que não se lembra de absolutamente nada, você enfrenta monstros deformados, escuridão e a sua própria insanidade. Pra piorar ainda mais a tensão que o jogo te proporciona – nada pior do que um jogo que mistura a trilha sonora com barulhos como o próprio batimento cardíaco do personagem e algumas alucinações causadas pelo medo – você não usa nenhuma arma, dependendo apenas de uma lamparina, onde precisa desvendar puzzles espalhados por todo o cenário. Difícil de encarar o que pode aparecer em meio à escuridão em um jogo que se passa no meio do século XIX e totalmente inspirado nas obras de H.P. Lovecraft…

 

Menção honrosa: Slender

O vídeo abaixo deve explicar tudo:

(e também existe a parte dois do video)

 

O que você achou dessa lista? Faltou algum jogo muito assustador? Comente!

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.