Poucas são as vezes em que a indústria de games ouve seus fãs. Frequentemente, há a sensação entre os gamers de que as empresas ignoram seus apelos, seja por mudanças nos jogos, ou por traduções, sequências, portabilidade para outros consoles, etc. Mas poucos casos são tão emblemáticos quanto o de Suikoden II. Após uma longa e árdua batalha travada pelos fãs, o jogo será, finalmente, relançado na PSN para PS3 e PS Vita.
“Suiko o quê?”, você pode perguntar. Suikoden II foi lançado pela Konami em 1998 para o Playstation como a sequência do primeiro game de sua série de RPG. O jogo foi lançado no ano seguinte no mercado americano com um número reduzido de cópias, talvez por acharem que não faria tanto sucesso. O problema é que o jogo é bom. Assim, muito mesmo. Admito que sou um fã inveterado da série; porém, assim como um editor da IGN uma vez declarou, colocando-o no mesmo patamar de grandes jogos como Chrono Trigger, imagine Game of Thrones em forma de JRPG. Guerra, intrigas políticas, revolução. Só que, assim como Blade Runner nos cinemas, que atingiu o status de obra-de-arte somente anos depois de ter sido lançado, Suikoden II só teve o seu valor reconhecido bastante tempo depois, sendo hoje considerado um dos melhores JRPGs de todos os tempos, devido à sua grande história, à sua magnífica trilha sonora, e ao seu alto valor de replay. E como tudo que é bom e raro, Suikoden II acabou virando um objeto precioso no mercado paralelo, sendo que uma cópia nova do jogo poderia ser encontrada “facilmente” no eBay por mais de 400 dólares.
Anos se passaram, Suikoden teve outras sequências, e a Konami decidiu deixar a série de lado. Mas os fãs não se renderam: desde que surgiu a PS Store do PS3 com clássicos de PSX e PS2, um dos jogos mais requisitados era Suikoden II, tanto por aqueles não puderam experimentar o jogo, devido à sua raridade, quanto pelos que puderam jogar uma vez, mas queriam a oportunidade de tê-lo de novo. A Konami e a Sony disponibilizaram o primeiro Suikoden na PSN… mas, por algum motivo obscuro, não o segundo.
Aí então surgiu o Suikoden Revival Movement, um movimento de fãs da série para chamar a atenção da Konami para que percebessem que ela não tinha sido esquecida. É claro que um dos objetivos era um jogo novo (o último da série principal foi Suikoden V, lançado em 2006). No entanto, o objetivo principal era o relançamento de Suikoden II, por diferentes motivos. Primeiro, como foi dito, a raridade do jogo impedia que muitos fãs da série ou de JRPGs pudessem conhecê-lo. Mas a Konami é uma corporação, como sabemos, e o objetivo de toda grande empresa é lucro. Relançar Suikoden II na PS Store seria, portanto, um grande teste: se o jogo vendesse mal, seria um sinal de que não há mais interesse mesmo na série, reforçando a ideia de que a Konami a abandonasse de vez; por outro lado, se o jogo vendesse bem, poderia abrir os olhos da empresa japonesa para dar mais uma chance à sua série de JRPGs. Assim, relançar o jogo mais popular da série seria o primeiro passo para revivê-la, abrindo as portas para novas versões.
Foram anos de pressão e diferentes campanhas para chamar a atenção da Konami para Suikoden. Bastava entrar no Facebook da Konami e ler os comentários e mensagens que sempre tinha algum “mala” perguntando informações sobre a série. E, quando a empresa emitia respostas, geralmente era algo evasivo como “agradecemos o carinho dos fãs, mas, no momento, não temos nenhum anúncio relativo à série”. As coisas só começaram a mudar depois de um “acidente”: em abril deste ano, a Entertainment Software Rating Board (ESRB), a agência de classificação indicativa de jogos eletrônicos nos EUA, emitiu uma licença para Suikoden II ser lançado para PS3 e PS Vita. Fãs descobriram o registro e muitos grandes portais de notícia de games (IGN, Kotaku, Polygon, etc) divulgaram a notícia de que o relançamento do jogo poderia estar próximo. Sem mais nem menos, entretanto, em menos de um dia o registro foi retirado do site da ESRB, deixando os fãs, mais uma vez, desapontados. Mesmo assim, o estrago já tinha sido feito, e o barulho feito pela possibilidade do jogo ser relançado chamou a atenção da Konami e da Sony.
Na metade do ano, a Konami inaugurou um canal de Twitch, no qual um de seus representantes jogaria clássicos da companhia, como forma de estabelecer um contato mais próximo com seus fãs. Mais uma vez, os fãs de Suikoden exerceram pressão para que fizessem gameplay da série, e o anfitrião do canal, Yuichi, simpático à causa e após conversar com seus superiores, finalmente pôde dar início ao gameplay da série. O que ninguém da Konami esperava era que a audiência do canal tivesse um salto quantitativo, atraindo mais espectadores do que jogos mais tradicionais da empresa, como Metal Gear Solid ou Silent Hill. Yuichi insistiu aos fãs de Suikoden que, se eles quisessem enviar uma mensagem aos chefões da empresa, uma grande audiência seria um bom começo, e os fãs atenderam ao pedido, comparecendo em grandes números sempre que possível. A Konami precisava se convencer de que o interesse na série era real, e a audiência começou a surtir efeito.
Alguns meses se passaram, e Suikoden II ganhou um novo registro da ESRB, desta vez sem ser retirado no dia seguinte. No Twitch, Yuichi passou a ignorar as perguntas a respeito, num silêncio mais do que comprometedor. Parecia que um anúncio, enfim, estava próximo. O que ninguém esperava é que o anúncio seria justamente durante a Playstation Experience, um evento de comemoração dos 20 anos de lançamento do primeiro Playstation em Las Vegas. Para uma série considerada esquecida e abandonada, ter um anúncio no mesmo evento junto a jogos como Uncharted 4 ou No Man’s Sky foi uma grande conquista.
Hoje, portanto, dia 9 de dezembro, é o dia do relançamento de Suikoden II na PSN, assim que ocorrer a tradicional atualização de terça-feira. Chegou a hora da verdade: se o jogo vender bem, os fãs estavam certos em pedir pelo seu relançamento, dando fôlego para um renascimento da série; se o jogo vender mal, a Konami estava certa em ignorar os apelos, e a série deve ser abandonada de vez. Sem contar que apelos por relançamentos ou remakes de jogos antigos também serão menos levados a sério, tanto pela Konami quanto pela Sony, que também apostou e investiu no projeto. O próprio Yuichi alertou que a Konami estará de olho bem aberto para o número de vendas, e que estabeleceram uma meta alta para que a sede no Japão concordasse em relançá-lo. Resta, então, apenas uma coisa a se fazer: comprar. Se você já jogou algum Suikoden e gostou da série, compre-o. Se você tem alguma simpatia por JRPGs, como Final Fantasy, Chrono Trigger, etc, compre-o, e não vai se arrepender. Mesmo se você tiver a cópia física do jogo, ou já tiver jogado diversas vezes, compre-o mesmo assim. Poucas foram as vezes em que o sucesso de um jogo foi tão crucial. E de todas as mensagens de apoio a um jogo ou série, as vendas são sempre a que fala mais alto.
Suikoden II será lançado hoje na PSN para PS3 e PS Vita por US$9,99 (deve ser em torno de R$ 20,00 na PS Store brasileira). O primeiro jogo já está disponível para PS3, mas também será lançado agora para o PS Vita, e como o segundo jogo faz menções à história do primeiro, compensa jogá-lo também. E tudo por um valor bem acessível, sem ter que desembolsar os mais de US$ 100 por uma cópia usada no eBay, então aproveitem!