Em 1981, uma época onde os arcades já faziam sucesso entre os jovens do mundo todo, um jogo em especial chamava a atenção de muitos pela sua genialidade, jogabilidade e gráficos impressionantes (para a época). Era o jogo Donkey Kong, da poderosa Nintendo, onde um certo bigodudo precisava salvar uma donzela em perigo das garras de um gorila, desviando de barris que o animal jogava contra o herói. 30 anos depois esses personagens seriam ícones de uma geração e o jogo viraria uma revolução nos games – além de muitos outros jogos criados no decorrer dos anos seguintes.

E antes de Mario, era Jumpman!

Se hoje você pode fazer que o personagem de qualquer jogo possa pular, agradeça a Donkey Kong. Considerado um dos primeiros jogos do gênero plataforma, o jogo foi o primeiro a inserir o conceito do salto, já que era necessário para alcançar certos lugares até atingir o objetivo. O personagem então ganhou o nome de Jumpman, um carpinteiro italiano que vai salvar sua namorada após um gorila muito nervoso sequestrá-la. (??). Nascia então um clássico: anos mais tarde o carpinteiro viraria um encanador e teria um verdadeiro nome: Mario. E o gorila passaria a usar uma gravata, tornando-se outro grande ícone dos video-games.

Um pequeno flyer do jogo Donkey Kong. Hoje isso é raridade!

Mas a grande verdade é que Donkey Kong (e o Mario) poderia nunca ter existido: em 1980 a Nintendo tentava ganhar o mercado americano com seus consoles, mas o seu jogo Radar Scope não teve grande aceitação na America. Com a tentativa de reaproveitar os fliperamas não vendidos, o então presidente da companhia Hiroshi Yamauchi solicitou que fosse criado um jogo completamente diferente, e que fosse inovador. Eis que surge o maior herói da Nintendo, Shigeru Miyamoto, que informou que era possível.

Porém, a Nintendo na época estava procurando uma licença para o desenvolvimento de um jogo baseado no personagem Popeye. Não deu certo. E foi quando Miyamoto sugeriu a possibilidade de reaproveitar todo o conceito do jogo – o herói salvar a donzela indefesa das garras do vilão – apresentando novos personagens. E acreditem, qualquer semelhança com o filme King Kong não é mera coincidência. O jogo teve tanto sucesso que a própria Universal Studios, em 1982, entrou na justiça por considerar que o jogo infringia os direitos do filme, mas acabou perdendo a briga e ensinando à Nintendo que ela poderia competir com outras companhias de entretenimento.

Apesar de serem 30 anos de um jogo que poderia nunca ter existido, – em 1982, foi lançado finalmente o jogo do Popeye! – Donkey Kong deixou um legado importantíssimo para os jogos da Nintendo: Mario ganhou inúmeros jogos no decorrer dos anos, tornando-se o mascote da Nintendo. Donkey Kong, o grande vilão da história, ganhou outras sequências, como Donkey Kong Jr – onde desta vez, o vilão era Jumpman/Mario que aprisionou DK em uma jaula, e o seu filho vai salvá-lo – e Donkey Kong 3, já na era do NES. O gorlia foi fazer um grande sucesso uma década depois, em Donkey Kong Country, já para o Super Nintendo. Até a garota Pauline (muitas vezes confundida com Peach) não foi esquecida: ela reaparece em Mario Vs Donkey Kong 2: March of the Minis, para Nintendo DS, além de uma breve aparição em um dos cenários de Super Smash Bros. Brawl, no Wii. Fora dos video-games, Mario e Donkey Kong apareceram em jogos de tabuleiro, caixas de cereal e até os quadrinhos mangás, além de um desenho animado. Em 2007 ganhou até um documentário chamado “The King of Kong: A Fistful of Quarters“, baseado nas disputas de high scores mudiais e a história de Steve Wiebe e sua busca para bater o recorde mundial do jogo deixado por Billy Mitchell na década de 80. Enfim, Donkey Kong criou uma geração de gamers e foi o grande primeiro sucesso da Nintendo, iniciando uma era de entretenimento eletrônico invejável – e hoje nostálgica.

Mas antes de terminar essa matéria, você pode estar se perguntando: o aniversário do Mario não foi ano passado, com seus 25 anos? Na verdade não, e isso pode ter confundido muita gente. No ano passado, Mario completou 25 anos do lançamento de seu primeiro jogo, Super Mario Bros., para NES. Mas como você leu, Mario já existia antes, e já tinha seu visual de encanador bigodudo, com sua boina vermelha!

 

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.