2014 será um ano com grandes lançamentos. Com a chegada da nova geração de consoles, muito é esperado para a nossa diversão, e alguns títulos se destacam pela sua qualidade gráfica, jogabilidade e conceitos que, apesar de já conhecidos, podem superar as nossas expectativas. Nós dos Bonus Stage listamos 14 jogos que merecem atenção em 2014, torcendo para que realmente sejam os melhores títulos do ano.

The Order: 1886

De tudo o que já foi mostrado, não há dúvidas de que The Order: 1886 é um jogo visualmente lindo. E tem tudo pra dar certo, ou pra pelo menos divertir bastante: século XIX, steampunk, magia, monstros, super poderes e Rei Arthur e sua Távola Redonda. Esse universo alternativo, onde uma ordem de cavaleiros é a principal força contra monstros, o jogador presencia (e participa) de uma guerra contra as criaturas, além de uma luta entre classes que se revolta com os mais ricos e poderosos em plena Revolução Industrial. Desenvolvido desde 2010 pela Ready At Dawn – a mesma de Okami e dos jogos de God of War para PSP – , The Order: 1886 promete gráficos incríveis e uma ótima jogabilidade. O título é exclusivo para Playstation 4, previsto para o terceiro trimestre de 2014.

The Elder Scrolls Online

Morrowind foi bom, Oblivion foi ótimo, mas Skyrim foi o mais bem sucedido de toda a saga de The Elder Scrolls. E está na hora de uma experiência completamente online. Com a premissa de resgatar os ótimos elementos da série, a Bethesda dá um grande passo esse ano com The Elder Scrolls Online, o MMO da série, onde o jogador poderá explorar o continente de Tamriel mil anos antes dos eventos de Skyrim. Muito se espera do título, que foi anunciado em 2012 e já entra no seu quinto ano de desenvolvimento, prometendo realismo e uma experiência nunca mostrada antes. Será que vai dar certo? Só vendo pra crer. The Elder Scrolls Online chega primeiro a computadores (Windows e Mac) em 4 de Abril, e posteriormente para Xbox One e Playstation 4 em Junho.

Destiny

Destiny foi um dos jogos que se destacou entre os anúncios dos novos consoles e suas apresentações durante a E3 do ano passado. Apesar do título não ter impressionado tanto, o que chama a atenção é o fato de ser desenvolvido pela Bungie, a criadora da série Halo. Em um futuro onde os humanos colonizaram planetas do Sistema Solar, Destiny mistura elementos de RPG e jogos de tiro em primeira pessoa onde o jogador encarna o papel de um guardião com poderes especiais ganhos de uma entidade celestial para defender a Terra e evitar a extinção dos humanos. Destiny chega para Xbox 360, Xbox One, Playstation 3 e Playstation 4, com lançamento previsto em 9 de Setembro.

Titanfall

Assim como Destiny, Titanfall foi um grande destaque na E3 2013 durante a apresentação da Microsoft. O jogo de tiro em primeira pessoa leva o jogador a um multiplayer online, podendo pilotar robôs (popularmente conhecido por mechas) para enfrentar seus inimigos – ou seja, outros jogadores – utilizando computação em nuvem para garantir um melhor desempenho do jogo e elementos de campanhas single player para uma melhor imersão do jogo. A curiosidade é de como funcionará o jogo nesse ambiente. Titanfall é exclusivo da Microsoft, e será lançado para PCs (Windows), Xbox 360 e Xbox One, previsto para 11 de Março nos Estados Unidos.

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes

Metal Gear é uma das séries mais conhecidas e mais cinematográficas já criadas na indústria de videogames. Ou você ama, ou você odeia. E, mesmo que você odeie, vale a pena dar uma atenção especial a Metal Gear Solid V: Ground Zeroes. Hideo Kojima, o criador da série, não é nem um pouco bobo: vem falando de um novo jogo da série, mostrou diversos vídeos suspeitos, divulgou um título sob o nome de uma suposta desenvolvedora chamada Moby Dick para anunciar, nos 25 anos da série, que Metal Gear Solid V seria dividido em dois jogos distintos, e Ground Zeroes chega aos consoles esse ano como prólogo de The Phantom Pain. O título, que mostra o querido Big Boss (ou Snake, como preferir) em ação um ano depois dos acontecimentos de Peace Walker, promete surpreender não só pela sua história mas pela notável FOX Engine, que já nos surpreendeu com sua incrível qualidade – tanto gráfica quanto motora. Sem deixar de lembrar que o jogo funcionará em um mundo aberto, onde o jogador poderá explorar o cenário como bem entender. O lançamento está previsto para dia 18 de Março na América do Norte, para Xbox 360, PS3, Xbox One e PS4.

Watch Dogs

A Ubisoft chamou a atenção em 2012 durante sua apresentação na E3 ao mostrar o trailer de Watch Dogs, e desde então muito foi esperado. Em desenvolvimento desde 2009 pelos estúdios da empresa em Montreal, o jogo seria lançado no ano passado em Outubro, mas a Ubisoft adiou seu lançamento para o segundo semestre de 2014 com a premissa de melhorar a sua qualidade e então mostrar aos jogadores um título digno de uma nova geração de consoles – mas boatos dizem que o motivo principal foi o lançamento de Grand Theft Auto 5 pela Rockstar Games, que ofuscaria completamente o lançamento do jogo. Mesmo com o jogo adiado por qualquer motivo, Watch Dogs merece atenção por mostrar um mundo aberto (na cidade de Chicago) onde o jogador, na pele do hacker Aiden Pearce, consegue controlar a cidade manuseando desde a energia elétrica do local que estiver a descobrir informações de personagens hackeando Chicago através de seu celular. Watch Dogs é uma grande aposta da Ubisoft para um dos seus maiores títulos, e já promete até um filme. O jogo chega para todas as principais plataformas (PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U e PC).

Super Smash Bros. (3DS/Wii U)

Um dos jogos favoritos da Nintendo ganha a sua versão para os novos consoles da empresa. Super Smash Bros., o jogo de luta com os personagens da Nintendo (ok, e de outras também) ganha seu quarto título na série, desta vez chegando para o Wii U e para o portátil Nintendo 3DS. Mesmo com o título lançado para as duas plataformas, uma grande falha (e uma decepção para muitos jogadores) é que ele não possibilita cross-plataform, ou seja, jogar a mesma partida com consoles diferentes (o motivo é que os cenários são diferentes em suas versões). Mas ainda assim merece sua devida atenção: é o primeiro jogo da série para um portátil da Nintendo, gerando uma grande curiosidade. E claro, a versão de Wii U nos deixa ainda mais curiosos com a possível funcionalidade do gamepad. Mesmo sendo mais do mesmo, o jogo promete customização e recompensas aos jogadores a seus Mii’s, mas a cereja do bolo é a chegada de novos personagens como Rosalina (Super Mario Galaxy), Villager (Animal Crossing), Wii Fit Trainer e o robô azul Mega Man. Quem não vai querer jogar com o Mega Man? O jogo chega no fim do ano.

Tom Clancy’s The Division

O novo jogo da série Tom Clancy, anunciado durante a E3 2013, parece vir com tudo nesse ano. Com um roteiro inspirado em operações terroristas com uso de armas bioquímicas, The Division é um jogo tático em terceira pessoa com elementos de RPGs e jogos de tiro que funcionará em um ambiente totalmente online, onde o jogador – que irá interagir com outros jogadores – faz parte de uma equipe estratégica com o intuito de salvar o que restou de uma Nova York destruída, enfrentando grupos inimigos. A parte mais interessante do seu desenvolvimento é a forma como a Ubisoft interagiu com a comunidade de jogadores ao abrir espaço para que desses suas opiniões e suas idéias de como melhorar ainda mais, e graças a isso a empresa decidiu dar atenção à versão para PCs graças a voz ativa dos jogadores da plataforma. O jogo também utiliza a engine Snow Drop, com um realismo gráfico impressionante, como foi mostrado durante a VGX, deixando-nos curiosos com os detalhes que o jogo tem a mostrar. The Division chega no terceiro trimestre de do ano, para PC, Xbox One e Playstation 4.

Dark Souls II

Para a alegria de muitos, Dark Souls II chega esse ano. Esperado desde seu anúncio em 2012, o jogo segue a mesma linha de seu antecessor onde o personagem, amaldiçoado, procura por uma ‘cura’. E não pense que será mais fácil: o diretor Yui Tanimura já deixou claro que o jogo terá a mesma dificuldade (e talvéz até pior) de Dark Souls, sem mesmo a opção de Easy Game. E o cenário será ainda maior, tendo o dobro do tamanho do jogo anterior, em um mundo aberto para exploração em modo single e multiplayer. A inovação vem também pelo conceito de tempo ser importantíssimo na história, e também da inteligência artificial dos seus inimigos ser ainda mais rápida contra as suas ações. Dark Souls II chega no dia 11 de Março nos EUA, para PC, Xbox One e Playstation 4.

Mad Max

Para os fãs dos filmes estrelados por Mel Gibson, Mad Max chega esse ano dando aos jogadores a sensação de um mundo pós-apocalíptico onde diversas facções controlam as estradas. Completamente baseado na trilogia, o jogador encarna o papel de Max em um jogo que mistura ação e aventura com batalhas de veículos, possibilitando melhorias em seu carro e suas armas para explorar o mundo aberto do jogo. Uma boa forma de resgatar a série de filmes que, como falado a muito tempo, deve ganhar um quarto filme em 2015. Para os fãs mais xiitas, infelizmente Mel Gibson não está envolvido no jogo, mas a Avalanche Studios já garantiu que as vozes terão sotaque australiano, como nos filmes (e a gente torce pra ter trilha sonora da Tina Turner). Mad Max ainda não tem data de lançamento definida, e será lançado para PC, Xbox 360, Xbox One, PS3 e PS4.

Strider

Em 2013 vimos diversos remakes e reboots de jogos, o retorno de ótimos títulos. E um dos personagens mais conhecidos dos antigos arcades volta a essa nova geração de consoles. Strider Hiryu está de volta e com ele todos aqueles elementos que a gente adora dos antigos consoles: jogo de plataforma, muita ação, ótimos gráficos, soldados cibernéticos e a indestrutível espada Cypher. Já estava na hora de um novo jogo, não é mesmo Capcom? Strider chega logo mais para Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e PC.

Heroes of the Storm

Em uma época onde jogos como DOTA2 e League of Legends são os mais jogados e disputados em eSports, a Blizzard aposta pesado em um título aproveitando suas franquias. Heroes of the Storm, o MOBA com personagens das franquias Warcraft, Starcraft e Diablo, chega esse ano para disputar espaço entre os jogos de disputa online. E não é que tem tudo pra dar certo? A empresa já tem boas experiências em jogos online e grandes disputas – os campeonatos de Starcraft II que o digam – e a idéia de reunir grandes personagens em uma batalha é bem interessante. Diablo lutando contra Kerrigan? Parece bem legal. O jogo será totalmente gratuito, possibilitando micro transações. Ainda sem data definida, o Blizzard All-Stars deve chegar até o fim do ano para PC e Mac OSx, e você já pode até se inscrever para o beta clicando aqui.

Quantum Break

O anúncio do Xbox One no ano passado mostrou que o console tinha grande potencial para ótimos jogos, e Quantum Break é um desses títulos. Desenvolvido pela Remedy (a mesma de Alan Wake), é um jogo de ação em terceira pessoa que dá ao jogador o poder de parar o tempo. E tem tudo pra ser um jogo visualmente incrível, já que além de aproveitar a nova geração para abusar do uso de partículas também irá misturar videos em live action, Quantum Break também vai ganhar uma série para TV . A idéia é trabalhar o quanto o jogo vai impactar a série, e vice versa. O desenvolvimento do jogo teve a participação de cientistas que trabalharam no CERN – o famoso laboratório do acelerador de partículas – participando do roteiro. Quantum Break é exclusivo para Xbox One e deve chegar no fim do ano, sem data definida.

Dying Light

Zumbis não poderiam faltar nos grandes lançamentos para esse ano, não é mesmo? Dying Light não está nessa lista por esse motivo. Apesar do clichê, o jogo tem uma proposta interessante: o tempo. Se durante o dia fica mais fácil enfrentar os zumbis e conseguir suprimentos nesse mundo pós-apocalíptico, de noite é literalmente um pesadelo. Em Dying Light a noite também é sua inimiga, deixando os zumbis ainda mais perigosos e muito mais violentos, deixando você depender de armadilhas e distrações para sobreviver. Com gráficos interessantes, clima aterrorizante e uma dinâmica melhorada para um mundo aberto, Dying Light chega no fim do ano para Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4 e PC.

 

E para você? Falta algum jogo que merece atenção nesse ano? Comente!