Halo: Reach é o mais novo game da franquia Halo, lançado em 14 de Setembro de 2010, seu desenvolvedor é a famosa Bungie, e óbviamente a publicadora é a Microsoft Studios fazendo de Halo: Reach um exclusivo do Xbox 360.
Halo: Reach puxou o gameplay bastante do velho Halo: Combat Evolved, apesar de todos os Halos terem praticamente Gameplays iguais. O jogo teve uma melhora para mim e que pode ser fútil para hardcore halo-players, mas agora o pulo do super-soldado é bem menos em slow-motion! Em Halo 3, quando eu pulava dava uma sensação de que eu demorava muitos segundos até cair no chão.
Bem, você continua com o seu shield-bar e o health-bar abaixo no topo central da tela, o shield-bar, quando você o perde você toma dano diretamente, sem shield, você corre alto risco de morte com poucos tiros. Além das antigas armas que você já tinha possibilidade de ter nos antigos Halos, agora tem uma boa adição de armas que você pode usar, tanto alienígena ou do seu quartel.
Já que estamos falando de gameplay, não vamos esquecer o divertidíssimo multiplayer e co-op do jogo, joguei em co-op e tive umas horinhas de diversão garantida, principalmente quando você consegue pegar algum veículo na aventura. Em co-op, a tela fica no splitscreen, e também fica no versus mode, que também é divertido, mas a minha preferência é cooperativo.
Uma breve sinopse do game: O jogo se passa em 2552, um pouco antes dos eventos de Halo: Combat Evolved, na guerra infinita contra os aliens Convenant, nos eventos de Reach, aparenta que todas as colônias e bases da UNSC (United Nations Space Command) estão praticamente todas destruídas, mas em Reach UNSC tem as colônias mais populosas e importantes e não podem ser perdidas a nenhum custo.
Você começa o jogo tem a possibilidade de criar seu super-soldado Spartan para servir a UNSC, escolhendo o sexo, cor da armadura, voz, e algumas peças de armadura também, que com o certo número de pontos podem ser compradas mais avançadas ou algumas parecidas com a do Master Chief (caro pra caçamba essas do Máster Chief).
O jogo começa e você agora é o novo integrante de uma equipe na UNSC, e lhe dão o novo codinome de Noble Six, você aparece no game do jeitinho que você criou! Alias, até o tom/tipo de voz você escolhe e realmente prestam.
O gráfico do jogo teve uma mudança espetacular se for comparar com seus últimos jogos, está muito bonito, veja esse vídeo de comparação:
Só leve em conta a parte do Halo 3 – Halo Reach, comparar Halo 1 & 2 com Reach é sacanagem, hehehe.
Outra coisa interessantíssima neste game é a dublagem em português do Brasil mesmo, eu simplesmente achei muito bem dublado o game, e é sempre bom ter uma cotribuição nos games nacional assim, reclamar é besteira, pois poucas vezes temos essa “atenção” e quando temos reclamarmos? Está muito bem dublado!
A trilha sonora do game fez sua parte com certeza está empolgando, músicas certas nas horas certas, o que da ao o game uma das grandes razões de você continuar empolgado no tiroteio (além do fato de você estar jogando Halo: Reach!).
A dificuldade do jogo está maior que a dos outros Halo 3, sendo o único jogo da franquia que joguei no Lendário, e caramba, o Reach está maior mesmo! Conselho: afaste-se dos Covenants com espada, raiva desses caras. A dificuldade me pareceu subir um pouco também quando está no modo Co-op, ou pode ter sido apenas sensação.
Porém o jogo perdeu alguns pontos para mim na inteligência artificial, apesar de seus amigos conseguirem matar alguns inimigos e tudo, quando você entra num carro e desce para enfrentar outros inimigos, os seus amigos ficam no carro! Pô cara, o rolê acabou! Desce e vem pro tiroteio rapá!
E também, em um FPS, me faz falta uma mira mais além do que a normal em uma arma primária, gostaria de apertar algum botão pra pelo menos me focar em um inimigo. Sei que algumas armas têm isso, mas para mim tinha que ter em todas, não só “snipers”.
Halo: Reach é um ótimo FPS para você fugir dos FPS que se tratam normalmente de guerras atuais para uma aventura bem futurística, com o Co-op bem divertido, gráficos bons com uma trilha sonora empolgante e uma dublagem brasileira para nós! Mas, poderiam ter colocado uma mira mais a diante e uma inteligência artifical mais além. É isso, galera! Até! Fiquem ai com um video gameplay do game.