Ontem, dia 23 de Junho foi aniversário de 15 anos do terceiro console da Nintendo: NINTENDO 64 (SIXTY-FOOOOOOOOOOOOOOOOUR), o console que teve apesar de “poucos” títulos de sucesso, foi um dos mais influenciadores para a história gamer.
Com os seus fatores de mais inovação: 64-bits, quatro espaços para controles, analógico, rumble pak entre outros um pouco mais undergrounds, mas que provavelmente citarei durante o texto.
Algumas das novidades não são totalmente da autoria da Nintendo, mas foi no Nintendo 64 que realmente elas se popularizaram.
Super Mario 64 foi o BOOM do Nintendo 64. O estilo de jogo agora que permitia você agora não só controlar o bigodudo para o lado direito e esquerdo (ou para frente e para trás, oh well, whatever) agora tinha o movimento tridimensional, que seguiu em muitos outros jogos, OMG SIXTY-FOUR FTW!
Star Fox 64 Revolução dos jogos de navinha 3D, considerado o melhor jogo do Star Fox 64, e tão esperado port/remake para algum console (Agora já anunciado para 3DS) e o fruto de alguns “memes” de sucesso na internet: DO A BARREL ROLL, CAN’T LET YOU DO THIS, STAR FOX.
Super Smash Bros O nascimento da série de “luta” Super Smash Bros, que junta personagens famosos da Nintendo em uma luta de até 4 pessoas. Um jogo de luta com objetivo diferente: Jogar seu oponente para fora da tela. Diversão garantida, com a ajuda do fato de Nintendo 64 ter 4 controles!
GoldenEye 007 & Perfect Dark Dois jogos que fizeram lenda no Nintendo 64, ambos produzidos pela Rare (Que na época era “aliada” da Nintendo, hoje pertencendo a Microsoft). Perfect Dark é praticamente reconhecido como a continuação de GoldenEye 007, mas com muitas melhoras no gameplay, por isso era requirido o Expansion Pak (Acessório para o N64 que aumentava 4MB de memória), e também considerados os jogos que “definiram” o estilo FPS.
Pokémon Stadium Uma empolgação para o N64! Como a capa diz: BATTLE YOUR POKÉMON ON THE N64’! SIXTY FOOOUR. O jogo possuía o Transfer Pak, um acessório para Nintendo 64 que permitia você transferir datas do Pokémon Red, Yellow & Blue, o jogo tinha alguns mini-games realmente divertidos que te prendiam ao game como Clefairy Says, Dig! Dig! Dig!, Rock Harden, etc. O game tem sua continuação para o mesmo console, Pokémon Stadium 2.
Banjo Kazooie & Banjo Tooie Mais dois jogos da Rare para o Nintendo 64, você controla um urso que “guarda” uma ave na mochila pra ajudar nas aventurinhas a procura da sua irmã, é um platformer 3D, no estilo já lançado Mario 64. Bano Tooie é a continuação de Banjo Kazooie.
The Legend of Zelda: Ocarina of Time & Majora’s Mask Os jogos épicos e feitores de tantas lendas no game, tanto como a lenda da Triforce em Ocarina of Time e a lenda colocada na internet baseada no Majora’s Mask: A História do Cartucho Amaldiçoado (Ben). Ocarina of Time também trouxe o primeiro esquema de “Target” no estilo de jogo plataforma, agora você podia apertar Z para focar em algum inimigo e atacar apenas ele, chamado no N64 de “Z-Targeting”. Sem contar também o vendedor de máscaras sinistro e lua from hell em Majora’s Mask. MM é do capeta. Majora’s Mask aparenta ser a continuação de OoT, tendo uma história bem fora do mundo normal de todos os jogos da série Zelda.
Ainda falta muitos outros games para citar, algumas menções honrosas:
- Wave Racer 3D
- Mario Kart 64
- Donkey Kong 64
- Turok
- Mario Party 3
- Paper Mario
- Mario Tennis
- Star Wars: Rogue Squadron
- Killer Instinct Gold
- Mario Golf
- International SuperStar Soccer 98
- Ogre Battle 64
- F-Zero X
- Pilotwings 64
- Doom 64
- Resident Evil 2 (Que tinha alguns extras na versão N64)
Enfim, parabéns Nintendo 64, um ótimo console de uma empresa espetacular, e de bônus para a matéria: