[Atualizado 14:55] Péssima notícia para os jogadores brasileiros. A Nintendo anunciou hoje (9) que está encerrado suas atividades no mercado brasileiro.

A partir do mês de Janeiro de 2015, a Gaming do Brasil – subsidiária da empresa Juegos de Video Latinoamérica – não distribuirá mais jogos e consoles da Nintendo no país.

O motivo são as altas taxas de importação e a falta de fabricação nacional. “O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável”, declarou Bill van Zyll, Diretor e Gerente Geral para América Latina da Nintendo of America.

“Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local. Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro”, continuou.

Apesar da situação, nada muda para os outros países da América Latina, e a Nintendo continua trabalhando com a Juegos de Video Latinoamérica, que continua monitorando o mercado brasileiro.

“Somos parceiros da Nintendo na distribuição de seus produtos na América Latina há 14 anos e continuamos comprometidos com a marca. E, enquanto nenhuma outra mudança está planejada para outros mercados da região, estamos em uma posição em que precisamos reavaliar nossa abordagem na distribuição no Brasil”, explica Bernard Josephs, CEO da Juegos de Video Latinamérica, GmbH. “Continuaremos a monitorar o ambiente no país para que possamos avaliar futuras oportunidades”.

“Somos profundamente gratos pelo trabalhado duro e pelas muitas contribuições feitas por cada valioso membro da Gaming do Brasil. Nos últimos anos trabalhamos juntos para apresentar os consoles Wii U e o Nintendo 3DS para os fãs brasileiros, assim como nos lançamentos de títulos populares como Super Smash Bros. for Wii U e Super Smash Bros. for Nintendo 3DS, Mario Kart 8, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, Donkey Kong Country: Tropical Freeze e muitos outros”, completa van Zyll.

A assistência técnica e garantia serão agora gerenciadas pela HG Digital Services. Mesmo com o término da distribuição, a compra digital nos serviços eShop para Wii U e Nintendo 3DS continuam sem alterações.