Foram divulgadas pela Valve as primeiras imagens de um dos protótipos das Steam Machines que serão sorteados para 300 gamers até o final deste ano.  As equipes do jornal Seattle Times e do site The Verge  conseguiram testar e fotografar as máquinas e controles em sua primeira versão.

Steam Machine fotografada pelo The Verge

O design desse protótipo das Steam Machines é bem conservador, principalmente em relação ao inovador controle proposto pela Valve.  É uma caixa retangular em cores sóbrias, que mede 30,5 cm de largura e 7,4 cm de altura, um pouco maior que um Xbox 360. Para evitar o aquecimento da robusta placa Nvidia GeForce GTX Titan e toda a estrutura da CPU, o design foi pensado para que todas as partes pudessem “respirar” separadamente.

Steam Machine aberta: preocupação com ventilação fez parte do projeto
Steam Machine aberta: preocupação com ventilação fez parte do projeto

O controle

Até então, as únicas imagens já divulgadas dos novos hardwares da Valve era um vídeo demonstrativo do Steam Controller, que você pode assistir aqui.  Os jornalistas que tiveram acesso ao console da Valve puderam testar os jogos Portal 2Trine 2, e Metro: Last Light, todos usando o Steam Controller. O repórter Sean Hollister, do The Verge, confessou certa estranheza ao utilizar os botões atrás do controle para funções como pular, que ele estava acostumado a executar utilizando os polegares. Mas elogiou a sensibilidade do touchpad, principalmente em jogos do estilo FPS ou planejados para mouses.

A possibilidade de compartilhar e customizar as configurações de controles a cada game também agradou ao repórter pela facilidade em habilitar ou desabilitar determinadas funções do joystick quando elas se tornam incômodas.

O cuidado da Valve com o projeto do Steam Controller ficou ainda mais evidente com a declaração do designer de produto da empresa Greg Coomer para a IGN que, ao contrário do que acontecerá com as Steam Machines e seus múltiplos fabricantes, o controle será produzido exclusivamente pela Valve. O designer ainda deu uma entrevista descrevendo as minúcias do desenvolvimento do Steam Controller, publicada também pela IGN.

Coomer ressalta que centralizar a produção do Steam Controller não é uma decisão baseada na exclusividade dos lucros, e sim na preocupação da empresa com o design do produto. Essa decisão evidencia as expectativas da Valve em ganhar mercado através do potencial de inovação de seu joystick e da abertura do seu console, aplicando estratégias independentes para seus dois lançamentos

SteamOS e abertura

No sentido totalmente oposto à centralização que a Valve adotará em relação ao Steam Controller, a empresa anunciou que não produzirá títulos exclusivos para SteamOS. Enquanto as outras gigantes dos games apostam nesse tipo de estratégia para alavancar as vendas de seus consoles, a  funcionária da Valve Anna Sweet afirmou  que “clientes estão em todos os lugares, e temos que estar onde eles estão. Seria ir contra toda nossa filosofia lançar algo exclusivo para SteamOS ou para as Steam Machines”

A Valve anunciou que revelará quais serão os fabricantes e os modelos das Steam Machines em janeiro de 2014, durante a CES 2014. A empresa afirmou que planeja lançar várias versões do console, com configurações diferentes, e não descartou a possibilidade de posteriormente adicionar outros fabricantes à sua equipe inicial.