Spider-Man: Shattered Dimensions foi uma grande surpresa para esse ano, pois o jogo vai lhe garantir muita diversão por justamente estar controlando o famoso aracnídeo! A produtora Beenox (a mesma de Monsters vs. Aliens e Guitar Hero Smash Hits) toma conta do jogo no Xbox 360, PlayStation3 e Wii. O enredo do jogo não é surpreendente e não é ruim, deu para perceber que o foco real de tudo não era a história em si, mas sim o Homem-Aranha em alta definição!

O jogo começa uma cena de Mysterio tentando roubar uma pedra mágica nomeada “Tablet of Order and Chaos” (Pedra da Ordem e o Caos), mas o amigo da vizinhança interrompe o roubo, e durante a luta entre os dois, o artefato é rachado em pedaços causando grandes problemas em diferentes realidades no universo Marvel. Após a catástrofe, Madame Web aparece na cena avisando-o que diferentes realidades estão em apuros com esse artefato destruído – e ‘realidades’ ela quer dizer: Amazing Spiderman, Ultimate Spiderman, Spiderman Noir e Spiderman 2099. Os pedaços da pedra estão espalhados por essas quatro realidades, onde cada Homem-Aranha tem a tarefa de recuperar pedaços do artefato, dividindo o jogo em três episódios. Você enfrenta diversos vilões até recuperar os doze pedaços da pedra mágica, e sua aventura se baseia nessa história, que apesar de não ser espetacular, encaixou muito bacana nos acontecimentos.

A jogabilidade básica do jogo é como a maioria dos jogos de plataforma: andar, bater, se esquivar e fazer alguns combos! Jogar o Spiderman Shattered Dimension foi divertidíssimo com as piadas do Homem-Aranha – ao jogar, tenha certeza de colocar legendas! Mas tem uma pequena surpresa bem agradável nisso tudo é que em cada realidade tem algo interessante diferente dos outros na jogabilidade, por exemplo: o Amazing usa uma combinação de ataques com teia super poderosas, criando martelos de teia e arrancando pedras do chão com sua teia e jogando no inimigo, além do aspecto de Cell Shading. O Ultimate usa os benefícios da roupa de Symbionte, já que agora tem a possibilidade de controlar sua raiva ativando a habilidade “Rage” (Fúria), similar a habilidade em Spiderman 3 onde os seus ataques ficam extremamente poderosos e tem uma grande área de ataque. Nota: a versãoUltimate não aparece na versão do jogo para Nintendo DS!

A realidade Noir tem o estilo stealth do jogo, você tem que evitar luzes para não ser pego, pois nessa realidade o herói morre com poucos tiros, além da possibilidade de chegar por uma pouca distancia atrás de inimigos (você pode estar em fios, grudado à parede ou lugares mais altos) dando o Takedown apertando o botão de ação. Spiderman 2099 é um estilo parecido com Ultimate e Amazing, mas em certas partes do game (normalmente sempre que começa uma tela do 2099) você está caindo de algum lugar perseguindo o super-vilão, essa parte possibilita você apertar o botão para dar uma avançada atrás do inimigo e apertar outro botão para agarrá-lo e bater no inimigo. Também tem a habilidade “Accelerated Vision” que permite o próprio desviar de alguns ataques.

As telas do game estão maravilhosas, criativas e muito legais! O ambiente muda totalmente de realidade para realidade (principalmente no Noir e 2099) e também a diversidade de inimigos estão surpreendente, cada tela de cada Homem-Aranha tem cerca de três ou quatro tipos de inimigos, dependendo do super-vilão que você está perseguindo. Os ataques do game estão bem legais, e dá para fazer combos longos e ‘bonitos’ de se ver, já que o game contém uma lista gigantesca de ataques para comprar com as “Spider Orbs” (Pontos que você recolhe ao longo do game). Existem duas listas para melhorar os personagens: Combat Upgrades e Character Upgrades, em Combat você compra golpes e em Character você compra roupas e power ups como “Health + 1”, mas você tem que fazer alguns desafios ao longo das telas para possibilitar a compra de certa parte da lista de upgrades, esses desafios são chamados no jogo de “Web of Destiny” (Teia do Destino), todos seus desafios como “Faça 30 Takedowns” serão marcados aqui, são no total 180!

Os gráficos são em Cel-shading e sinceramente, acho que o melhor gráfico em Cel-shading que já vi nessa geração! (apesar de Marvel vs Capcom 3 estar vindo ai) Está extremamente bonito, tiveram cuidado especial com o aracnídeo e seus supervilões, O mais legal em minha opinião, é que o gráfico conseguiu manter o clima meio de HQ, com alguns traços ainda por cima de desenho no gráfico. Foram muito cuidadosos também na parte de telas, que tem gráficos e cores muito vivas – a tela do Kraven e de Deadpool ficaram esplendidas – , mas as telas do Noir e 2099 foram um pouco muito repetitivas. Os uniformes em Cel-shading dos personagens ficaram muito legais, principalmente a do Ultimate, aonde tinha luz muito forte a sua roupa refletia muito bem!

É quase certeza que você o jogará novamente! Ao menos uma tela. Se você possui um Xbox360 ou PlayStation3 ficará ainda mais divertido pelas conquistas/troféus graças aos 180 desafios do Web of Destiny para fazer, se você não os faz você não tem uma lista completa de upgrades, um dos fatores que com certeza vai te ajudar a jogá-lo novamente. Os contras é que como já disse as telas do Noir e 2099 não são muito diferentes no design, podem ser meio chatas de passar novamente mais algumas vezes.

Vale a pena a compra do game por ser Homem-Aranha e também o seu grande fator replay. O jogo surpreendeu, e se você é fã das HQS, vai ter a certeza que foi uma ótima escolha de super-vilões para o jogo, todos muito marcantes!