Em seu segundo anúncio prometido para essa semana, a Valve anunciou o que era a maior aposta por parte dos entusiastas: vem aí as Steam Machines, computadores dedicados para a sua sala de estar.

Com a possibilidade de escolha entre vários tipos de hardware completamente customizáveis, a Valve está trabalhando com diversos parceiros para levar uma variedade de máquinas que estarão disponíveis no mercado no próximo ano. De uma maneira grosseira, é um computador que provavelmente terá aprovação da Valve para o que vem a oferecer, além de já utilizar o SteamOS, o sistema operacional que foi anunciado na segunda-feira (23).

Além disso, a Valve irá enviar gratuitamente 300 protótipos de sua primeira Steam Machine, onde os usuários do Steam poderão se inscrever para participar da fase beta. A inscrição requer algumas Missões para se tornar elegível, que podem ser vistas clicando aqui. Durante a fase beta, serão aproximadamente 3000 jogos disponíveis, onde centenas funcionarão diretamente no SteamOS e os demais através de streaming.

A suposição desse anúncio já vinha intrigando a todos desde o ano passado, e em janeiro desse ano a Valve apresentou, durante a CES 2013, a parceria com a empresa Xi3 que apresentou o Piston. Entre suas especificações, o pequeno computador já utiliza o Linux como sistema operacional, suportanto o sistema Big Picture do Steam.

Até o instante as máquinas não possuem nenhuma informação relacionado a especificações, desempenho e preço, mas novidades serão divulgadas em breve. Entre as perguntas respondidas em sua página de anúncio, as máquinas terão compatibilidade com diversos controles além de mouse e teclado. Esta talvez seja uma pista do que estará por vir.

O próximo – e último – anúncio da Valve ocorrerá na próxima sexta-feira, às 14h (horário de Brasília).