A boa notícia é que Breath of Fire, a célebre série de JRPG da Capcom, terá uma nova edição. A má notícia é que talvez não seja o anúncio que os fãs queriam.
Mais de 10 anos depois do último jogo da série que marcou época na era SNES e PSX, a Capcom, enfim, anunciou Breath of Fire 6. Entretanto, o que era pra ser uma ótima notícia, acabou gerando um ar de decepção. Diferentemente de seus antecessores, o jogo não será lançado para um console, mas para celulares, tablets e PC.
As surpresas não param por aí: o jogo também será online, fará uso de touch screen e terá o sistema “cross-save”, o que permite utilizar o mesmo save em diferentes dispositivos. E, pra terminar, Breath of Fire 6 foi anunciado apenas para o Japão, sem nenhum indício (até o momento) de lançamento no Ocidente.
É verdade que este não é o primeiro Breath of Fire lançado para celulares: no Japão, vários spin-offs já foram lançados assim, embora não pertencessem à série principal. Além disso, o último jogo da série numerada, Breath of Fire V: Dragon Quarter, não vendeu muito bem fora do Japão, o que fez a Capcom colocar a série na geladeira. Mas se os fãs pressionavam pela sua ressurreição, este anúncio, certamente, não era o que eles esperavam.
Dá para ter a esperança de um bom jogo, ainda mais levando em conta o passado recente da Capcom? Não muito.
Breath of Fire 6 está previsto para ser lançado em meados de 2014.