Parece que a Sony veio com tudo para acabar com a Microsoft, e pode ter conseguido bem isso mesmo. A Sony apresentou nesta segunda-feira (10) a sua conferência na E3, evento mais aguardado do ano sobre jogos e entretenimento eletrônico e trouxe novidades ao Playstation 4, novo console anunciado anteriormente. Você pode assistir a conferência completa logo acima.
Iniciando a sua conferência na E3, a Sony revelou jogos em produção tanto para o PS Vita, reforçando que o ciclo de vida de seu portátil estava apenas no começo, quanto para o PS3, assegurando que o mesmo continuava uma prioridade, com destaque para The Last of Us, Beyond: Two Souls, Rain, Gran Turismo 6, entre outros.
A grande estrela do show tinha que ser o PS4, não é mesmo? E realmente foi, finalmente revelando o design de seu console, até então inédito para todos em seu lançamento.
Em seguida, a Sony demonstrou uma série de jogos que serão lançados para o seu novo console. Primeiro, com novas imagens de jogos já anunciados em fevereiro, como Killzone: Shadow Fall, Knack e DriveClub, que serão lançados junto com o console, e Infamous: Second Son, que será lançado no primeiro trimestre de 2014.
Da Santa Monica Studio, os mesmos produtores de God of War, e Ready at Dawn Studios, foi anunciado o game The Order: 1886, que parece ter uma bela pegada steampunk:
Um grande anúncio (e surpresa), principalmente para os fãs do clássico do cinema, foi Mad Max. Será interessante explorar o rico universo por trás de sua história:
Para os fãs de RPGs, ótimas notícias da Square Enix: Tetsuya Nomura, diretor de Final Fantasy revelou um belo vídeo demonstrando que o tão aguardado Final Fantasy Versus XIII agora passará a ser definitivamente o mais novo jogo da série: Final Fantasy XV.
Por fim, encerrando uma espera de anos, fãs da Disney e do clássico do PS2 puderam, enfim, ter a notícia que há tanto tempo aguardavam: o anúncio de Kingdom Hearts 3.
Ainda entre os RPGs, fica o destaque também, depois do sucesso de The Elder Scrolls V: Skyrim, para o anúncio de The Elder Scrolls Online, o primeiro MMO da série da Bethesda:
Um dos temores do anúncio da Sony é que ela investisse tempo demais com demonstrações gráficas sem sentido, que não estivessem relacionadas a nenhum jogo (como ocorreu antes com a demonstração do realismo gráfico do rosto de um homem idoso pela Quantic Dream). Bem, o velho voltou, mas desta vez em belíssimas imagens do novo jogo que se chamará The Dark Sorcerer, dos mesmos produtores de Heavy Rain:
Além de vídeos, alguns dos jogos foram demonstrados com gameplay, como o forte candidato a jogo do ano, Watch Dogs e Assassin’s Creed IV: Black Flag, ambos da Ubisoft.
Outro jogo a ter uma longa demonstração de gameplay foi o novo game de tiro em primeira pessoa Destiny, fruto da parceria entre Bungie e Activision:
Além dos jogos AAA, os jogos indie também tiveram um bom espaço na conferência, com destaque para Transistor, da Supergiant Games, os produtores de Bastion:
O apoio a jogos indie também se ressalta com a confirmação de que a PS Plus estará valendo para o PS4 (além do PS3 e PS Vita). No primeiro ano de lançamento do console, aqueles com uma conta da PS Plus terão acesso aos jogos Don’t Starve, Outlast e Secret Ponchos, além de DriveClub PS Plus Edition.
Uma ressalva precisa ser feita em relação à PS Plus e no que pode ter sido o único aspecto negativo da conferência da Sony: com o PS4, será necessário ter uma conta da PS Plus para jogar os games online, no mesmo modelo da Live Gold da Microsoft. No entanto, o acesso a outros serviços online, como downloads de DLCs ou aplicativos como Netflix, continuará livre.
O serviço de nuvem Gaikai também foi ressaltado na conferência, que deverá ser lançado em 2014 e que deve disponibilizar uma grande quantidade de jogos em nuvem para o PS4, o PS Vita e até o PS3.
Mas o melhor ficou mesmo para o final. Numa clara resposta à Microsoft, a Sony anunciou que jogos usados poderão ser utilizados de qualquer maneira no PS4, e que cada jogo poderá ser vendido, trocado, emprestado a um amigo, etc, sem restrições (assim como sempre foi), para o delírio do público. Tudo com direito a um vídeo cômico lançado na internet demonstrando, passo a passo, como compartilhar jogos no PS4:
Além disso, o PS4 não precisará ficar online o tempo todo, nem exigirá um check-in a cada 24h para jogar os seus jogos (diferentemente do Xbox One), arrancando mais fortes aplausos da plateia.
Para fechar com chave de ouro, o preço. O PS4 será lançado no fim deste ano por US$ 399, 100 dólares a menos que o Xbox One (e 200 a menos que o PS3 em seu lançamento), para a alegria geral dos presentes, encerrando a conferência.
É… resta alguma dúvida de que a Sony detonou a Microsoft? Acho que não.
Depois da conferência, ainda foi anunciado que o PS4 será “region-free”, ou seja, sem restrições por região (assim como o PS3), e que o console terá 500gb de HD. Se não bastassem as outras boas notícias.