Nos dias 11, 12, 13 e 14 de Outubro de 2012, São Paulo recebeu a Brasil Game Show 2012, um dos eventos mais importantes sobre entretenimento eletrônico. Durante os quatro dias, e aproveitando um feriado, a feira que leva como frase “a maior feira de games da América Latina” conseguiu realmente ser a maior feira que poderíamos imaginar.
O fato que leva a essa conclusão foi talvez o maior (e quem sabe o principal) problema enfrentado nos quatro dias de evento, que aconteceu na Expo Center Norte: a BGS 2012 bateu recorde de público, atraindo 100 mil pessoas, resultando na falta de ingressos e uma fila gigantesca para aqueles que arriscaram comprar sua entrada na hora – o evento já estava vendendo os ingressos pela internet com cerca de 4 meses antes. Garantiu a entrada na hora quem dependeu de cambistas, ao menos os que não venderam ingressos falsos, conforme muitas críticas a respeito do evento. Apesar dessas falhas, isso prova que a procura pelo evento foi realmente grande, e o público participante poderia ter sido maior.
A sexta edição da Brasil Game Show – a primeira em São Paulo; as anteriores aconteceram no Rio de Janeiro – conseguiu reunir as principais empresas de jogos e muitos lançamentos ao mercado. Quem esteve presente pode ver de perto grandes exclusividades, novidades e muita diversão em estandes completamente atraentes.
A Sony veio com tudo no evento, apresentado lançamentos e exclusividades como os jogos God of War: Ascension em suas modalidades single e multiplayer (onde o vencedor ganhava um poster do jogo), All-Star Battle Royale e a versão especial para a América Latina de Everybody Dance 2. Até Wonderbook: Book of Spells esteve por lá e, acredite, foi uma ótima surpresa. O PSVita também não ficou de fora da festa, com demonstrações dos jogos Sly Cooper, Little Big Planet e Uncharted: Golden Abyss, além de outros jogos da empresa para os dois consoles. A participação de Katsuhiro Harada, produtor da série Tekken que autografou posters aos seus fãs, também foi um grande destaque ao evento.
Com um stockcar em seu estande – que em alguns momentos o motor do veículo era o único som ouvido pelo público – a Microsoft aproveitou para apresentar Forza Horizon, novo título exclusivo para o Xbox 360, além do tão esperado Halo 4 com a participação de Kiki Wolfkill, produtora executiva do jogo. Outros jogos como Gears of War 3 também estiveram no estande, e o Kinect também esteve presente com a demonstração de Fable: The Journey.
Porém, um dos estandes mais visitados foi o da Nintendo, e por motivos óbvios: com exclusividade, a empresa trouxe aos visitantes o seu novo console Wii U para a demonstração de suas funcionalidades e títulos esperados, como Super Mario Bros. U, Nintendo Land, ZombiU e The Wonderful 101 (apresentado como Project 100). Além da novidade, o próprio Wii e o portátil Nintendo 3DS (com suas versões XL) estiveram presentes com jogos como Mario Kart 7 e o recente New Super Mario Bros. 2.
Inevitavelmente, o estande com maior números de visitantes foi o da Riot Games, que trouxe à BGS 2012 a final do campeonato brasileiro de League of Legends, atualmente o jogo mais jogado no Brasil e no mundo. Não é pra menos: foi o ponto de encontro de muitos jogadores e seus clãs, e as disputas que ocorriam durante o evento foi um dos principais motivos dos participantes. A final, que ocorreu no domingo (14), garantiu ao grupo campeão o prêmio de 25 mil dólares, a maior premiação já entregue em disputas de jogos online.
Outras empresas tiveram grande destaque na BGS 2012: logo na entrada do evento, a Konami demonstrou o seu novo jogo Metal Gear Rising: Revengeance, totalmente legendado em português, para a demonstração, além de outros jogos como PES 2013, Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate para o 3DS e a versão HD do clássico Zone of the Enders. A Capcom não ficou de fora, apresentando os jogos DmC: Devil May Cry, Resident Evil 6 e Lost Planet 3, além da final da etapa do campeonato de Street Fighter, selecionando dois jogadores para representar a América Latina no campeonato mundial do jogo, onde os participantes poderiam jogar as diversas versões do famoso jogo de luta em comemoração aos 25 anos da série.
A Activision esteve presente, com jogos como Call of Duty: Black Ops 2, Angry Birds Trilogy e o recém anunciado 007 Legends. A Ubisoft deu um show ao apresentar com exclusividade o jogo Assassin’s Creed III, que receberá o seu lançamento em breve, com a participação do produtor Philippe Ducharme. A Ubisoft também apresentou outros jogos como Just Dance 4, sendo um dos estandes mais divertidos graças ao visitantes que dançarem em grupos de quatro pessoas. A WB Games também esteve presente, com demonstrações dos jogos Medal of Honor: Warfighter e Injustice: Gods Among Us, jogo de luta com os heróis da DC Comics. Até mesmo a Disney ganhou espaço com Epic Mickey 2 e o jogo Fix-It Felix para iPad, como forma de propaganda para o novo filme Detona Ralph. A Bethesda, 2K Games e Square Enix também estiveram presentes, com as demonstrações de Dishonored, Borderlands 2, Tomb Raider e outros jogos.
O Brasil também não ficou de fora do evento e teve grandes destaques: o jogo brasileiro Taikodon levou os participantes a conhecerem um dos multiplayers mais importantes desenvolvido em nosso país, além da Gamérica (nova publisher do grupo UOL) ter apresentado o jogo Order of Magic, e a participação da Level Up com jogos como Grand Chase teve grande destaque ao público. Outras empresas participantes do evento – como a Razor, Kingstom e a distribuidora NC Games – apresentaram seus produtos aos gamers, em demonstrações em máquinas de dar inveja e jogos que estão a caminho.
De uma maneira geral, a BGS 2012 não foi apenas um grande evento sobre entretenimento eletrônico, mas uma verdadeira prova de como o mercado brasileiro pode crescer ainda mais graças a nós jogadores, e à procura pelo público brasileiro em participar desse tipo de evento. Em uma época onde estamos acostumados a acompanhar eventos internacionais como uma E3, a Brasil Game Show 2012 mostrou que somos um grande público e que temos estrutura suficiente para isso. E nós queremos muito, muito mais, e que as próximas edições sejam tão grandes e positivas daqui pra frente.
. . . . .
Você pode conferir algumas fotos do evento na nossa fanpage do Facebook clicando aqui.
(Agradecimento especial a todos os participantes que trocaram aquela idéia com a gente durante a nossa visita, e à organização do evento e as demais empresas pela atenção dada à nós.)